Coronel Gustavo Medeiros Bastos deixa o 25º BPM, e em seu lugar assume é o tenente-coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira
O coronel Gustavo Medeiros Bastos vai deixar o 25º Batalhão da Polícia Militar para assumir o 15º BPM (Caxias). O comunicado oficial da corporação ocorreu na manhã desta sexta-feira (27). Quem assume o policiamento da Região dos Lagos é o tenente-coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira. A passagem de comando será na segunda-feira (30), às 10h, na sede no 25º BPM, no Jardim Caiçara, em Cabo Frio.
A alteração feita pelo comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro ocorre depois que dois oficiais que ocupavam postos de comando na área da Baixada Fluminense foram afastados por suspeita de envolvimento na Operação Mercenários, ação do Ministério Público.
O tenente-coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira estava à frente do 34º BPM (Magé) e vinha desempenhando um excelente trabalho na corporação desde julho de 2020. Por muitas vezes ganhou destaque na imprensa estadual pela queda drástica do número de roubos de rua no município e pela implantação do projeto “Segurança Presente”, que aproximou a população da polícia.
O tenente ficará responsável pelo policiamento de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Saquarema.
O batalhão de Magé passará a ser comandado pelo tenente-coronel André Aires de Araújo Pinto, que deixa o Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (CIEAT).
Batalhões da Baixada Fluminense
Quem assumirá o 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), ao qual todos os batalhões da Baixada Fluminense estão subordinados, é corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Arlen. Essa função vinha sendo ocupada pelo coronel Ranulfo Brandão Filho. O novo corregedor-geral será o coronel Renato Assis, que vinha desempenhando a função de subcorregedor. (com informações do Jornal Extra).