Search

Região dos Lagos enfrenta tempestade com granizo e ventania nesta segunda-feira (16)

Chuva intensa causa alagamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica e danos estruturais; tragédia em Maricá deixa uma vítima fatal
chuva búzios

Uma forte tempestade atingiu cidades da Região dos Lagos e Costa do Sol na tarde desta segunda-feira (16), trazendo chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e chuva de granizo. O temporal provocou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos de casas e interrupções no fornecimento de energia em diversas localidades.

Quedas de árvores, falta de energia elétrica e danos em Búzios

Em Búzios, uma árvore de grande porte caiu nas proximidades do Hospital Rodolpho Perissé, interditando o trânsito e dificultando o deslocamento na região. Em José Gonçalves, moradores registraram granizo que danificou telhados e veículos. Na localidade de Baía Formosa, outra árvore derrubou fios de alta tensão, deixando sem energia elétrica os bairros de José Gonçalves, São José e Baía Formosa.

Um posicionamento da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região, a Enel, foi solicitado, mas até o momento não tivemos retorno.

A situação em Baía Formosa foi ainda mais crítica. Algumas residências em um complexo habitacional tiveram os telhados perfurados pelo granizo. Além disso, uma pessoa foi atingida por uma das árvores e sofreu hematomas, sendo encaminhada ao hospital para atendimento.

Tragédia em Maricá

Na cidade de Maricá, uma árvore de Natal flutuante, de 56 metros de altura, desabou durante a tempestade, atingindo trabalhadores que desciam da estrutura após o alerta emitido pela Defesa Civil. Apesar do aviso, o tempo curto impossibilitou a evacuação completa. Vinicius dos Santos Abreu, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Prefeitura de Maricá decretou luto oficial de dois dias, a partir desta terça-feira (17), em respeito à vítima. Toda a programação do evento “Natal Iluminado” foi suspensa e só retornará na quinta-feira (19).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja para tempestades na Região dos Lagos, prevendo chuvas de até 60 mm/h, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo.

A Defesa Civil orientou os moradores a evitar áreas abertas, árvores, torres de transmissão e placas de propaganda; não estacionar veículos próximos a árvores; e desligar aparelhos elétricos em caso de rajadas de vento. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam que, em caso de emergências, a população deve entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Mostra Ubuntu promove ocupação cultural na periferia de Cabo Frio

Claro Verão Búzios 2025 encerra com shows de Maneva, Vitor Kley e Raimundos

Prefeitura de Búzios entrega mais de 200 títulos de propriedade em processo de regularização fundiária

Trecho da principal avenida de Búzios afunda novamente

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima