Baixada Litorânea é a única região em bandeira laranja, com risco moderado, no mapa estadual de risco de Covid-19
A Subsecretaria Extraordinária das Ações Governamentais Integradas da Covid-19 divulgou nesta quarta-feira (4) a nona edição do Mapa de Risco da Covid-19. Os dados mostram o Estado do Rio classificado em bandeira amarela, que representa baixo risco da doença, porém a Região dos Lagos (Baixada Litorânea) é a única que aparece em bandeira laranja, com risco moderado.
Na oitava edição do relatório, divulgado no dia 19 de outubro, os municípios da Região dos Lagos foram classificados em bandeira amarela, o que indica que a área regrediu no risco de contágio pelo novo coronavírus.
Segundo a subsecretaria do estado, houve aumento de 100% no número de óbitos e uma taxa de positividade para Covid-19 de 33,24% na Baixada Litorânea. O local também apresentou queda de 40,32% nos casos e taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, respectivamente, de 35,17% e 31,76%.
Panorama Geral
No geral, houve em todo o estado uma redução nos números de óbitos (-47,59%) e casos (-33,46%) na comparação entre as duas semanas analisadas. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinados aos pacientes de Covid ficou em 37,36%, e a de leitos de UTI, em 49,84%. Apenas a previsão de esgotamento de leitos de UTI e a taxa de positividade para Covid (dois dos seis indicadores usados no cálculo) pontuam e ainda mantêm o Estado do Rio na bandeira amarela.
Danilo Klein, médico Superintendente da Subsecretaria, explica como os dados afetam a classificação. “Somente a Baixada Litorânea retrocedeu para a bandeira laranja em todo o estado, atingindo 11 pontos no total. Isso ocorreu devido a um aumento no número de óbitos. Da semana epidemiológica 41 para a 43, foram mais sete óbitos em Saquarema e dois em Rio das Ostras. Apesar da oscilação positiva no número de óbitos, em números absolutos, ele ainda é pequeno. Requer cuidado, mas ainda é pequeno”.
A subsecretaria considera o estado do Rio em equilíbrio quanto à incidência do Covid-19. As bandeiras e os riscos indicados variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Cada nível de risco representa um conjunto de recomendações de isolamento social.