Mesmo longe dos principais centros de vela do país o município sedia grandes eventos náuticos
A 10ª Regata de Veleiros Clássicos aconteceu no último final de semana, entre os dias 25 e 27, no Iate Clube de Armação dos Búzios com a participação de 18 embarcações com 09 tripulantes cada. A disputa, que é realizada pelo Búzios Vela Clube, teve cerca de 170 competidores de diversas idades e experiências com o mar.
O Iate Clube de Búzios fica um pouco longe dos centros de vela, como Rio de Janeiro e Ilha bela, e é um dos poucos Clubes que mais campeonatos internacionais e mais importantes foram realizados no Brasil. Um dos mais importantes campeonatos, depois das Olimpíadas, o Torneio da Juventude, que pela primeira vez foi feito no hemisfério sul, e foi escolhida a península para a realização.
É um clube só de vela, não tem lancha e nem outro tipo de embarcação, é um local especificamente voltado para a vela e, mais precisamente, a vela de alto nível. E é fácil encontrar grandes nomes do esporte, como o Torben Grael, no local.
Essa regata foi um pouco diferente, é uma regata que a organização tentou resgatar barcos mais antigos que já fizeram outros torneios. Esse torneio é como exposição de carros antigos, os barcos estão sendo reformados e colocados no mar para mostrar que estão funcionando bem.
Segundo o comodoro do Iate Clube, o senhor Alain-Pierre Joullié, o torneio é importante por proporcionar experiências. “O encontro com velejadores antigos com os velejadores mais novos é muito importante para vela, que é passado em geração em geração”, disse.
O encerramento da competição foi na tarde de domingo e foram entregues os prêmios e os certificados de participação.