A Polícia Militar anunciou o reforço no policiamento em Búzios, após a repercussão de um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando cerca de 15 homens envolvidos em cenas de sexo explícito na Praia Olho de Boi. O episódio ocorreu na praia de difícil acesso, e que é conhecida como reduto naturalista, situada entre dois paredões de pedras e conhecida pelas águas calmas. Segundo o artigo 233 do Código Penal Brasileiro, a prática de ato obsceno em espaço público ou de acesso coletivo é crime, com pena prevista de detenção de três meses a um ano, ou multa. No entanto, a Polícia Militar informou que não foi acionada durante a ocorrência e que só tomou conhecimento do caso após a circulação das imagens.
De acordo com nota do 25° BPM, o policiamento foi intensificado na região como resposta aos fatos. A Polícia Civil não informou se iniciou investigação para identificar os envolvidos. A Prefeitura de Búzios, preferiu não se manifestar, classificando o episódio como “caso de polícia.”
O caso ocorre semanas após um episódio semelhante na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde um vídeo de uma orgia em área pública, registrado após o Réveillon, gerou grande repercussão. Na ocasião, a 14ª DP (Leblon) abriu investigação para identificar os participantes.
ESCLARECIMENTO I O naturismo é um estilo de vida que valoriza a natureza e a dessexualização da nudez. O nudismo é a prática de frequentar praias ou resorts sem roupas. O naturismo e o nudismo, de acordo com seus praticantes, não são locais para sexo, mas sim espaços para a valorização da natureza e do respeito ao outro.