Search
Degradê com CSS

Reflorestamento e recuperação ambiental na Praia da Azeda rumo ao Selo Bandeira Azul

Projeto de certificação internacional reforça compromisso com a sustentabilidade e gestão ambiental em Búzios
Vista aérea da Praia da Azeda e Azedinha |  Crédito: Matheus Coutinho
Vista aérea da Praia da Azeda e Azedinha | Crédito: Matheus Coutinho

A Praia da Azeda, conhecida por sua beleza exuberante, está dando passos significativos em direção à conquista do Selo Internacional de qualidade ambiental, a Bandeira Azul. Esta ação, que visa reconhecer e promover a sustentabilidade e gestão ambiental, abrange 34 critérios essenciais para a aprovação do programa.

Na manhã desta terça-feira (28), uma nova etapa para a classificação e preservação da Praia da Azeda foi iniciada. Com o auxílio de maquinaria, a área da rampa de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) foi revitalizada. Essa rampa é parte integrante do projeto de certificação internacional Bandeira Azul.

Diversas medidas foram implementadas para atender aos requisitos, incluindo a realização de 80 análises de qualidade da água, instalação de banheiros para os usuários, elaboração de um Plano de Gestão de Praia, sinalização ambiental, proibição de aparelhos de som e eficiente gestão de resíduos sólidos.

O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento, destacou o compromisso com a recuperação da Praia da Azeda. Ele enfatizou a importância da instalação de forma adequada da rampa de acessibilidade, realizada sem impacto nas árvores nativas e com autorização ambiental.

“Como todo mundo já sabe, a Azeda estava largada há mais de 20 anos. Hoje, acertamos uma rampa que já existia, que não tinha nenhum tipo de árvore, nenhum tipo de vegetação, para realmente construir a rampa com acessibilidade. Ao invés de pedras e barro, como era a rampa antiga, estamos fazendo essa pequena intervenção ali com autorização ambiental, sem tirar nenhuma espécie de árvore nativa”, disse o secretário.

O secretário também destacou a remoção de espécies invasoras, como agave, pita, arranha-gato e capim-colonião, além do manejo de resíduos sólidos.

“Nosso projeto é remover as espécies invasoras, como agave, pita, arranha-gato, capim-colonião, tudo aquilo que, na verdade, traz até prejuízo para a mata. Tinha também muito resíduo sólido. Estamos implementando um Plano de Recuperação Florestal (PRF), para avançar nesse processo”, explicou.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!