Pular para o conteúdo
Search

Rede Soma: psicólogas de Búzios criam projeto voltado para saúde mental de mulheres e LBTQ+

Rede Soma tem foco na psicologia afirmativa às diversidades sexuais, nas questões étnico-raciais e feminilidades. Os atendimentos acontecem de forma presencial em Búzios e online.
Foto: Consultório Rede Soma em Búzios

Projeto voltado para às mulheres e a população LBTQ+ (Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transgênero e Queer), construído pelas psicólogas Andressa Martins e Eduarda Maria, com o objetivo de tornar o cuidado em saúde mental mais acessível, deu os primeiros passos neste mês de julho em Búzios. A Rede Soma tem foco na psicologia afirmativa às diversidades sexuais, nas questões étnico-raciais e feminilidades. Um dos propósitos é construir espaços para discutir esses temas.

A psicologia afirmativa se refere à postura ética de psicoterapeutas diante da diversidade. Uma postura que parte da noção de que as diferenças, sejam elas de gênero ou sexuais, não devem ser motivo de sofrimento. Levando em consideração os inúmeros casos de violência e negligência no cuidado da saúde integral, uma das responsáveis pelo projeto considera urgente a construção de uma rede de apoio. “Acreditamos em uma psicologia democrática e descomplicada que busca respeitar o tempo e condições financeiras de cada indivíduo. Por isso, disponibilizamos vagas para atendimentos sociais, com preços mais acessíveis”, afirma a psicóloga Andressa Martins.

O atendimento é feito de forma presencial e também online. As vagas para o atendimento já estão abertas. Para se inscrever é só preencher o formulário: https://forms.gle/tAseGYLBMAjWxEr9A. As consultas ocorrem no Espaço e Consultório A em Manguinhos, no Condomínio Comercial Porto Bello Center, próximo da Prolagos.

Após o preenchimento do formulário um profissional entrará em contato para realizar o agendamento do dia e horário, que serão acordados entre a pessoa que busca atendimento e a psicóloga. Para Andressa, esse contato inicial é o momento de entender se de fato é a psicoterapia o serviço que a pessoa está buscando e de que forma o projeto pode auxiliar.

De acordo com Andressa Martins, muitas pessoas ainda compreendem que a diversidade sexual e de gênero são problemas que precisam de solução. “A realidade é que o sofrimento não se refere ao fato das pessoas serem quem elas são, mas devido à uma sociedade (ainda) preconceituosa que não sabe lidar com a diferença. A psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações”, destaca a psicóloga.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.