Com o começo de um novo ano letivo, o município de Rio das Ostras traz novidades para a Rede Municipal de Ensino em 2024. No intuito de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, o Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), desenvolveu, junto às escolas, diversas ações pedagógicas para este ano letivo.
Educação inclusiva
Nos próximos meses, acontecerá a abertura do Centro Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem (CEMADA). O espaço oferecerá atendimento educacional às crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento que apresentem dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento escolar, indo além do trabalho desenvolvido pela unidade escolar.
Avaliação
Com o objetivo de apurar a presença ou ausência de habilidades importantes para o processo de aprendizagem dos alunos, o Núcleo de Gestão Pedagógica realiza a primeira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO Diagnóstico. Para os alunos do 1° e 2° ano, os testes estão disponíveis para aplicação desde o início do ano letivo com prazo final até 15 de março. Os alunos do 4º e 8º anos farão os testes na segunda semana de março. O resultado dará base para o trabalho de toda a equipe pedagógica, pois possibilita o planejamento das ações que atendam às necessidades detectadas nos alunos.
Calendário de eventos
Realizando a culminância de diversos projetos promovidos nas unidades escolares e possibilitando novas vivências aos alunos e professores, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer elaborou um cronograma de eventos recheado para 2024.
Dentre as ações previstas para o primeiro semestre, estão o IV Seminário de Alfabetização, Eco-Ostras, Scratch Week e Encontros Formativos. As atividades se estendem ao longo do segundo semestre com a 9ª Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, JERO, FliRO, Arte em Foco, Semana de Ciência e Tecnologia, II Feira da Matemática, dentre outros.
Educação Antirracista
Pautada nas leis nº10.639/03 e 11.645, a Educação riostrense realizará diversas ações, ao longo do ano letivo, voltadas à educação antirracista. A proposta é promover formações continuadas por meio de palestras, oficinas e lives com abordagem sobre ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
Aluno Monitor
Terão início, neste mês de março, as ações de monitoria do Programa Aluno Monitor. A iniciativa proporciona atuação colaborativa dos estudantes, no contraturno das aulas regulares, com recebimento de uma bolsa-auxílio. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil, oferecendo atividades voltadas para o fortalecimento dos vínculos sociais, para o exercício da cidadania e para a construção do projeto de futuro dos estudantes.