Menu

Cidades

Recode lança programa de empregabilidade em tecnologia para jovens de baixa renda

  • Home
  • Brasil
  • Recode lança programa de empregabilidade em tecnologia para jovens de baixa renda

A Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, lança uma iniciativa para apoiar a inserção de jovens de baixa renda no mercado de tecnologia, um dos mais promissores e com maior demanda de vagas no Brasil.

O Recode Pro vai selecionar, até 25 de julho, 100 jovens de comunidades e periferias do Rio de Janeiro e São Paulo para um curso gratuito e presencial em programação. As inscrições, abertas a quem tem de 18 a 29 anos com Ensino Médio completo ou com previsão de conclusão até dezembro deste ano, podem ser feitas no site https://recode.org.br/pro.

Com o projeto, a Recode busca ampliar o horizonte de jovens brasileiros que perdem o interesse pelos estudos e correm o risco de serem excluídos do mercado de trabalho – segundo o Banco Mundial (2018), o equivalente à metade da população entre 19 e 25 anos.

Ao mesmo tempo, a iniciativa quer atender a demanda por vagas qualificadas no contexto da crescente exigência por transformação digital e estimular a responsabilidade social de grandes empresas. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação), o setor deve abrir 420 mil vagas até 2024.

“O Recode Pro se propõe a ser essa ponte que une jovens talentosos e motivados em busca de oportunidades a carreiras promissoras na área de tecnologia. Sabemos do potencial dos nossos jovens e conhecemos as demandas das empresas por profissionais de tecnologia. Vamos criar esse match”, explica Luisa Ribeiro, CEO da Recode. Seguindo o DNA empreendedor da organização fundada há 24 anos, os jovens terão a chance de usar a tecnologia para propor soluções reais para desafios de suas comunidades.

Sobre a formação

A formação intensiva terá carga horária de 320 horas ao longo de 5 meses como programador full stack, profissional capaz de atuar em todas as etapas de desenvolvimento de um site ou aplicativo. O programa vai desenvolver nos jovens competências socioemocionais cada vez mais exigidas no mercado, como comunicação, colaboração, criatividade e resolução de problemas. Além disso, estão previstos benefícios como bolsas de estudos de inglês.

A preocupação com a inclusão e a diversidade também movem a iniciativa. No processo seletivo, haverá prioridade para mulheres, negros, pessoas com deficiência e com renda familiar até 3 salários mínimos. Para participar, não é exigida experiência prévia com tecnologia, porém é preciso concluir dois cursos online introdutórios da Recode. Os pré-selecionados participam de dinâmicas presenciais e entrevistas com profissionais do mercado, que levarão em conta fatores como motivação, interesse e disponibilidade dos candidatos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)