Pular para o conteúdo
Search

Recode lança programa de empregabilidade em tecnologia para jovens de baixa renda

A Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, lança uma iniciativa para apoiar a inserção de jovens de baixa renda no mercado de tecnologia, um dos mais promissores e com maior demanda de vagas no Brasil.

O Recode Pro vai selecionar, até 25 de julho, 100 jovens de comunidades e periferias do Rio de Janeiro e São Paulo para um curso gratuito e presencial em programação. As inscrições, abertas a quem tem de 18 a 29 anos com Ensino Médio completo ou com previsão de conclusão até dezembro deste ano, podem ser feitas no site https://recode.org.br/pro.

Com o projeto, a Recode busca ampliar o horizonte de jovens brasileiros que perdem o interesse pelos estudos e correm o risco de serem excluídos do mercado de trabalho – segundo o Banco Mundial (2018), o equivalente à metade da população entre 19 e 25 anos.

Ao mesmo tempo, a iniciativa quer atender a demanda por vagas qualificadas no contexto da crescente exigência por transformação digital e estimular a responsabilidade social de grandes empresas. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação), o setor deve abrir 420 mil vagas até 2024.

“O Recode Pro se propõe a ser essa ponte que une jovens talentosos e motivados em busca de oportunidades a carreiras promissoras na área de tecnologia. Sabemos do potencial dos nossos jovens e conhecemos as demandas das empresas por profissionais de tecnologia. Vamos criar esse match”, explica Luisa Ribeiro, CEO da Recode. Seguindo o DNA empreendedor da organização fundada há 24 anos, os jovens terão a chance de usar a tecnologia para propor soluções reais para desafios de suas comunidades.

Sobre a formação

A formação intensiva terá carga horária de 320 horas ao longo de 5 meses como programador full stack, profissional capaz de atuar em todas as etapas de desenvolvimento de um site ou aplicativo. O programa vai desenvolver nos jovens competências socioemocionais cada vez mais exigidas no mercado, como comunicação, colaboração, criatividade e resolução de problemas. Além disso, estão previstos benefícios como bolsas de estudos de inglês.

A preocupação com a inclusão e a diversidade também movem a iniciativa. No processo seletivo, haverá prioridade para mulheres, negros, pessoas com deficiência e com renda familiar até 3 salários mínimos. Para participar, não é exigida experiência prévia com tecnologia, porém é preciso concluir dois cursos online introdutórios da Recode. Os pré-selecionados participam de dinâmicas presenciais e entrevistas com profissionais do mercado, que levarão em conta fatores como motivação, interesse e disponibilidade dos candidatos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.