Search
Degradê com CSS

Reclamações contra a distribuidora de energia elétrica ENEL serão pauta de encontro em Brasília

Audiência marcada pelo deputado Max Lemos terá a presença de representantes dos municípios cobertos pela concessionária e diretor da ANEEL

Prefeitos e secretários de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, principalmente do interior, se reunirão na sexta-feira (17/03), em Brasília, com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa. A audiência foi marcada pelo deputado federal Max Lemos, que protocolou requerimento ao Ministério de Minas e Energia solicitando informações sobre os serviços prestados pela distribuidora de energia elétrica ENEL/Rio de Janeiro e os procedimentos de fiscalização da ANEEL.

De acordo com Max Lemos, o requerimento foi protocolado considerando o elevado número de reclamações contra a Enel na Região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro e sobre o reiterado descumprimento das normas, particularmente no que se refere ao atendimento de fornecimentos de energia em unidades consumidoras de pessoas físicas e jurídicas, sem que sejam prestados esclarecimentos aos usuários prejudicados.

“Infelizmente estas reclamações não são de hoje. Quando deputado estadual no Rio de Janeiro, propus e relatei a CPI da ALERJ destinada a investigar irregularidades das concessionárias de energia Enel e Light, tendo em vista as reiteradas queixas da população, e mesmo assim a qualidade dos serviços permanece inadequada. Por isso, é primordial darmos andamento nestes questionamentos, ainda mais levando em conta as parcerias que estão previstas por estas concessionárias e os vencimentos dos contratos de concessão”, explicou Max Lemos.

Além das reclamações que afetam, principalmente, as cidades do interior do estado, o requerimento e a audiência estão levando em conta a proposta de convênio entre a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para maior fiscalização das concessionárias do setor que, segundo consta, ainda não foi concluído e posto em prática, e a previsão de encerramento de ambas as concessões em 2026, sendo em maio o vencimento da concessão da Light e em dezembro a da Enel.

“Tais indagações visam esclarecer o andamento do contrato e avaliar a qualidade dos serviços prestados à população fluminense e fiscalizar a execução contratual e os mecanismos para o seu monitoramento”, conclui o parlamentar.

Entre os que já confirmaram presença estão o deputado estadual Thiago Rangel, presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, os vereadores de Porciúncula, Carlos Macedo Menin e Sabrina Soares, Fernando Frauches, secretário de Obras de São Pedro da Aldeia, e o chefe da Casa Civil de Tanguá, Fabiano Gomes da Costa. 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Gran Cine Bardot exibe a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, iniciando com a pré-estreia do inédito “Gloria!” em Búzios

Novo lounge em Búzios abre espaço para arte local com exposição de Eduardo Pieretti

Navio imperial ressurge em Búzios após mais de 150 anos do naufrágio em Búzios

Defesa Civil de Búzios emite alerta para chuvas e ventos nos próximos dias

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!