Com o verão cada vez mais próximo e a sequência de feriadões prolongados, o cadastro e o recadastramento dos ambulantes, que atuam em Cabo Frio, começa a ser uma grande preocupação. O procedimento normalmente é realizado até o mês de agosto, mas até o momento não há uma data concreta para ocorrer.
Na última semana, o Vereador Miguel Alencar, que faz parte da base governista, utilizou a tribuna da Câmara para falar sobre o assunto. Miguel comemorou o fato de que o inicio do cadastro seria nesta segunda-feira, 06.
“O vereador Blau Blau me questionou diversas vezes sobre o recadastramento dos ambulantes na Prefeitura. A gente batalhou muito junto ao secretário Claudio Bastos para que esse recadastramento começasse logo. É muito importante que antes do verão isso acontecesse. E ele vai começar no dia 06 de novembro. E é importante a gente divulgar que o Governo está preocupado com a organização do verão”, enfatizou o vereador.
Por outro lado, a secretaria de comunicação da Prefeitura, responsável pela divulgação das ações desenvolvidas pelo governo, não confirmou a informação. A mesma disse que o serviço não começará neste dia 06, e que assim que a data for confirmada, a mesma será divulgada.
A incerteza não agrada muitos os comerciantes de Tamoios. O distrito sempre foi um dos pioneiros em reclamação com relação a falta de organização do comércio informal.
“Não chegamos no verão e o comércio informal já toma conta das nossas ruas e calçadas. Não sou contra o trabalhador. Todos querem um espaço para trabalhar. Mas se não houver organização acontece o mesmo de sempre. Ambulantes instalam suas barracas em frente ao comércio formal, vendendo mercadorias muito mais baratas, pois não pagam impostos e o comerciante, que está ali o ano todo é prejudicado”, avaliou Paulo.
De fato, já é possível ver diversos vendedores circulando pela localidade. Outra preocupação é com relação as pessoas que chegam de outras cidades para trabalhar no distrito.
“Tem muita gente vem de outras cidades para vender coisas aqui porque sabem que não tem fiscalização. E se no Centro de Cabo Frio, onde as coisas costumam ter mais regras ainda não sabem do recadastro. Imagina aqui?” Comentou Isabel.
A expectativa é que o cadastro comece em breve, assim como a atuação da fiscalização.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo