Desde semana passada, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) realiza assembleias com o objetivo de aprovar os indicativos contra o Acordo Coletivo do Trabalho (ACT) 2022/2023 posposto pela Petrobras à categoria. Segundo o sindicato, a contraproposta apresentada pela estatal não atende às demandas dos trabalhadores em vários pontos. As assembleias vão ocorrer até esta quinta (7), todavia, tem sido quase que unânime a aprovação dos indicativos de rejeição dessa contraproposta. Além disso, a maioria concorda com as outras propostas deliberadas, como a greve contra a privatização, estado de assembleia permanente e contribuição assistencial.
De acordo com o sindicato, a rejeição da primeira contraproposta do RH do Sistema Petrobrás foi apresentada em 20 de junho de 2022. Além de propor um reajuste salarial de 5%, menos da metade da inflação do período, a gestão acena com o desmonte de direitos históricos, entre eles a retirada da Assistência Médica Supletiva (AMS) do ACT, o que significaria a desregulamentação do plano de saúde.
Outro indicativo em discussão é a aprovação de greve com data a ser indicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos, caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional. O terceiro é a aprovação de assembleia em caráter permanente, ou seja, que não se encerra no dia em que é convocada, dando oportunidade para quem não pode estar presente poder votar nas deliberações.
O quatro indicativo é a aprovação de Contribuição Assistencial, para fortalecer a luta contra a privatização, em quatro parcelas (setembro a dezembro de 2022) de 2% sobre o salário líquido, sendo 1% destinado ao Sindipetro-NF e 1% destinado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Otimismo
De acordo com o diretor Guilherme Cordeiro, que participou no início da manhã desta quarta da assembleia no Heliporto do Farol de São Thomé, “a base está entendendo a conjuntura e a importância da nossa mobilização, recebendo muito bem as narrativas das setoriais que a gente tem feito dentro das assembleias”.
O diretor também destaca a importância de que as plataformas façam as assembleias a bordo. A diretoria do NF tem conduzido as assembleias de terra, mas não pode fazer o mesmo nas unidades marítimas. Em razão disso, historicamente, a categoria tem grande autonomia para organizar as assembleias offshore e enviar as atas com os resultados ao sindicato.
“É muito importante que isso aconteça, uma tradição histórica nossa e fruto da nossa organização. Não podemos perder isso”, reforça Cordeiro.
O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, tem participado das primeiras assembleias no Norte Fluminense. Nesta desta quarta, ele também esteve no Farol de São Thomé e na sede do sindicato, em Campos dos Goytacazes. À tarde, participa também de assembleia no Parque de Tubos, em Macaé.
Na assembleia de Campos, ele destacou a importância da base do NF e, especialmente, dos aposentados e aposentadas — maioria na assembleia —, segmento que também tem sofrido ataques nos seus direitos. O sindicalista lembrou, por exemplo, que a própria assistência à saúde só é garantida pela mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, no acordo coletivo, não sendo prevista em lei.
Assembleias continuam até esta quinta
As assembleias no Norte Fluminense continuam até esta quinta (7). Nas bases de terra, elas acontecem durante três dias para possibilitar que todos os trabalhadores em formato híbrido de trabalho possam participar.
Confira calendário das assembleias do ACT:
Plataformas: Até 07 de julho
(com entrega das atas até dia 08/07 às 12h).
SCR:
Grupo 1:06/07 às 10h (Sede Campos) /
07/07 às 10h (Sede Macaé)
Grupo 2: 06/07 às 10h (Sede Campos) /
07/07 às 10h (Sede Macaé)
Grupo 3: 06/07 às 10h (Sede Campos) /
07/07 às 10h (Sede Macaé)
Grupo 4: 05/07 às 18h
Grupo 5: 05/07 às 19h30
Cabiúnas:
Adm: 05 à 07 de julho às 07h
Grupo A: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo B: 06 de julho às 10h (Sede Campos) / 07 de julho às 10h (Sede Macaé)
Grupo E: 07de julho às 7h
Sede Campos: 06 de julho às 10h
Sede Macaé: 07 de julho às 10h
Parque de Tubos: De 05 à 07 de julho às 13h
Imbetiba (Praia Campista): De 05 a 07 de julho às 13h
Porto do Açu: 07 de julho às 13h
Aeroporto Farol: de 04 a 07 de julho
Aeroporto Cabo Frio: 05 a 07 de julho