A Polícia Militar do Rio de Janeiro exonerou por deserção o PM youtuber Gabriel Monteiro. A exoneração do policial militar se deu porque o PM faltou o serviço para qual foi escalado no dia 22 de julho e permaneceu até o dia 31 sem dar qualquer satisfação sobre seu paradeiro à corporação e completou mais de oito dias de ausência, o que configura o crime de deserção, que está no artigo 187 do Código Penal Militar.
Gabriel era lotado no 34º Batalhão da Policia Militar de Magé. A exoneração foi publicada no boletim da Polícia Militar.
Ainda tentaram encontrar Gabriel no endereço fornecido por ele à corporação, mas o atual morador do imóvel informou que o policial não residia no local. A exoneração do youtuber da PM foi assinada pelo Secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.
Gabriel já respondia a um processo administrativo disciplinar desde março deste ano, ocasião em que teve o porte de arma suspenso. O soldado, que tem mais de três milhões de seguidores nas redes sociais e é conhecido por defender o governo Bolsonaro, cometeu uma “transgressão disciplinar de natureza grave”, de acordo com a corregedoria da PM, ao tratar “de forma desrespeitosa” o ex-comandante geral da PM coronel Ibis Silva Pereira. O processo administrativo também poderia levar à expulsão de Gabriel.
Visita a Búzios
No dia 29 de março, o PM youtuber esteve em Búzios, no início da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, ele descumpriu um decreto que proibia aglomerações de pessoas e teria participado de uma festa, que a Prefeitura de Búzios considerou em nota como “reunião familiar”, com secretários de governo e políticos. Em suas redes sociais, postou fotos com guardas municipais da cidade, na barreira sanitária instalada na Praia da Rasa. O assunto repercutiu na imprensa da Região.