Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Búzios libera casamentos na cidade a partir de setembro

A Prefeitura de Búzios flexibilizou a realização de cerimônias casamentos na cidade, conforme o Decreto Municipal nº 1.461, de 31 de julho de 2020. O documento estabelece que a realização dos eventos de casamentos na cidade deve seguir todos os protocolos emitidos pela Secretaria de Saúde, específicos para o setor, com objetivo de evitar a transmissão pela Covid-19.

Acesse aqui o protocolo completo

A programação terá início com cerimônias reservadas, que deverão ser realizadas somente para o casal, sem a presença de convidados. No mês de setembro estarão permitidos mini weddings para até 20 convidados. A partir de outubro, as cerimônias poderão contar com a presença de até 50 convidados. Casamentos com maior número de participantes serão programados para datas próximas ao final do ano.

Cartilha com protocolos para retomada das atividades

Aline Santana

Segundo Aline Santana, consultora de casamentos em Búzios, a cartilha com protocolos para retomada das atividades foi criada depois de um diálogo com outros profissionais da área, como a cerimonialista Viviane Neo e Sara Bessa, e também com profissionais que atuam no setor em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Aline explicou que a cartilha padrão é para que os casamentos aconteçam com todos os cuidados recomendados. “Vários grupos de fornecedores locais daqui de Búzios se reuniram virtualmente e criaram esta cartilha com todas as informações destes protocolos, seja para buffet, decoração e cerimonial. Estes documentos geraram o decreto que foi veiculado pela prefeitura nesta semana”. 

A consultora comemorou a retomada do setor na cidade. “Foi uma vitória porque estávamos esperando há muito tempo isso acontecer. A volta do setor é muito importante porque há sete anos, Búzios se tornou um dos principais destinos para casamentos no Brasil. Atraindo casais de vários estados como Nordeste, São Paulo,  Mato Grosso e Rio de Janeiro, gerando inclusive, público para a rede hoteleira”, declarou.

Ainda na opinião de Aline, a retomada é uma oportunidade que a cidade atraia, novamente o público alvo que deseja. ‘A cidade tanto queria isso que a hora será agora. É preciso continuar a divulgar Búzios como um dos principais destinos para realização de casamentos. São as pessoas de alto padrão que consomem, no hotel, no restaurante. Antes da pandemia, dez casamentos eram realizados no mesmo dia, com público de mais de 100 pessoas. Era um retorno positivo para a economia de Búzios, além da geração de empregos. Antes, contratávamos fornecedores da capital, hoje temos profissionais da região capacitados e que vivem do setor”.

Magali Coutinho

O segmento de casamentos em Búzios agrega, segundo Magali Coutinho, decoradora e proprietária da Do Bosque Wedding, especialista em eventos ao ar livre e paisagista, renda para outros setores da cidade, como hoteleiro, gastronômico, “Búzios foi classificada como cidade de destino para casamentos, Destionation Wedding, e é procurada por noivas do mundo todo. Os casamentos aqui não são realizados como nas grandes cidades, que acontecem num dia, na igreja ou casa de festas. Os casamentos daqui começam na sexta-feira e terminam no domingo. Além da cerimônia, os convidados aproveitam para conhecer a cidade e seus pontos turísticos. Então, a retomada favorece todos os setores de Búzios e os fornecedores também, pois enfrentaram muitas dificuldades com a pandemia”.

Para Magali, o decreto municipal que liberou o casamento em Búzios tem o lado positivo, já que normatiza alguns espaços e a emissão de alvarás de funcionamento, mas muitos locais poderão enfrentar dificuldades para serem legalizados. Com isso, para ela, poderão deixar de fazer eventos. “É muita burocracia em Búzios para conseguir qualquer coisa. Então, as pessoas acabam desistindo ou fazem de forma ilegal”.

O horário taxativo para a realização dos casamentos em Búzios, na opinião de Magali, pode fazer com que as noivas escolham outros lugares. Com a pandemia, mas com o retorno do setor, os casamentos terão que ser encerrados às 22h, em qualquer lugar. “Em alguns lugares isolados que permitiam que os casamentos fossem até a meia noite, não poderão mais. Então, pode ser que as noivas optem em se casar em Arraial do Cabo, Ilha Bela, escolher os outros destinos que deem essa liberdade de estender os horários das cerimônias. E por conta da redução dos horários, eu acredito que vai limitar um pouco a procura por Búzios, e espero que os cerimonialistas, assim como os espaços onde essas cerimônias serão realizadas, repassem essa informação antes de formalizar contratos ”,  acrescentou.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.