O Prensa soltou uma matéria sobre a linha política da cidade de Cabo Frio e alguns pontos estão se confirmando. Rafael Peçanha (PDT), vereador do município e um dos nomes cotados para levar o pleito a prefeito em 2020, pediu para sair do PDT.
Mas para buscar um novo partido, Peçanha precisaria da carta de anuência, o que não vai acontecer e ele vai ter que ficar no PDT até março de 2020. De acordo com o parlamentar, o Jânio Mendes (ex-deputado estadual) prometeu uma reunião da executiva para discutir o caso, porém o Presidente estadual já anunciou que não dará a carta, mesmo sem reunir o partido. A legenda não se reúne desde maio de 2018.
O próximo passo do vereador é seguir com seu mandato na Câmara Municipal. “Não faz mais diferença agora. O presidente estadual já impôs a decisão. Agora é aguardar e trabalhar o mandato em defesa da população, que é a prioridade no momento.”, disse.
Com exclusividade ao Prensa, Rafael disse que as especulações com o nome dele não passam de fake news. “Estão jogando uma cortina de fumaça sobre um possível alinhamento meu com a onda Bolsonaro. É uma tentativa de desviar o foco das questões reais que levaram à minha decisão: o PDT optou por Dr. Adriano na suplementar e no governo, ao indicar secretários que seguem no poder.
O projeto de cidade do PDT, hoje, é diferente do meu e eu respeito. Mas omitir e tentar reverter isso, me decepciona e magoa. Eu sempre dialoguei com todas as tendências politicas e acho necessário ampliar o diálogo com o eleitorado conservador, ainda mais agora que precisamos de todas e todos unidos para transformar Cabo Frio. Afinal, político é eleito por uma parte da população, mas governa para todos. E disse isso às lideranças do PDT sim, mas esse não é o motivo primordial do pedido de saída.
Não votei em Bolsonaro, não me alinho ao governo dele. E inclusive fui um dos poucos que votou contra a homenagem ao senador Flávio Bolsonaro na Câmara Municipal. Meu mandato é um exemplo disso: um mandato com atitudes progressistas – bem mais progressista do que foram ou são os mandatos de muitos políticos que assim se declaram nesta cidade. Quero unir o pensamento progressista de Cabo Frio numa coalizão de ruptura com esse modelo de poder de Alair, Marquinho e Adriano, neste governo do qual membros do PDT participam – e que definitivamente não é um governo progressista. O que é dito diferente disso não passa de fake news para enganar a população cabofriense”, falou.
Em tempo, o Prensa recorda: Jânio Mendes, em suas últimas declarações públicas a Folha dos Lagos, já manifestara o desejo de ver José Bonifácio como candidato neste pleito, alegando ser uma candidatura “sem discussão”, mesmo antes do vereador Rafael pedir a sua desfiliação partidária.