Prefeito eleito de Cabo Frio nomeia o vereador Rafael Peçanha para assumir como Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2021
Na tarde de hoje (17), o prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio, confirmou o nome do professor e vereador Rafael Peçanha como Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, a partir de janeiro de 2021.
O setor, que atualmente é uma Coordenadoria-Geral, passará a ser uma Secretaria Adjunta, vinculada diretamente ao gabinete do prefeito. Segundo o prefeito eleito, o objetivo é estabelecer a relação entre o governo e as instituições de ensino superior e de pesquisa.
Em resposta à Prensa, Peçanha comentou sobre as primeiras medidas de atuação que pretende efetuar. “”No que diz respeito a essa área, nada é mais urgente do que a prevenção e combate à Covid-19. As instituições de ensino superior tanto dentro de Cabo Frio quanto fora têm muito a colaborar, principalmente nesse momento do Brasil em que há um questionamento estranho sobre a importância da ciência, e a gente precisa acreditar nela sim. A coisa mais emergencial é trazer as universidades de Cabo Frio para a conversa, e também o Instituto Federal Fluminense, e pensar formas de atuar em parceria com a secretaria de saúde. Já tenho conversado com o futuro secretário, Felipe Fernandes, sobre isso para que a gente possa avançar nesse ponto, trabalhando prevenção, tratamento e com conscientização. Já estamos nas tratativas, e o legal da secretaria de ciência e tecnologia é isso, trabalhar em comunhão com as outras pastas, até mesmo pelo fato que estaremos ligados diretamente ao gabinete do prefeito”.
Rafael exerceu seu primeiro mandato como vereador nos últimos quatro anos. Além da graduação em História, possui especialização em sociologia urbana pela UERJ, mestrado e doutorado em antropologia pela UFF, atuando há 10 anos como professor universitário e da rede pública.