O vereador de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PDT) afirma que o prefeito Adriano Moreno (MDB), mente em entrevista que deu à Prensa na última semana.
“Na entrevista ele diz que prometeu não separar as turmas, que os alunos seriam realocados em outras escolas, mas permaneceriam juntos. Mas a promessa que fez às crianças não foi essa. Ele prometeu que não fecharia a Escola Santos Anjos até que as obras da Escola Luis Lindenberg terminem.”, rebate Rafael.
Veja o trecho da entrevista a que se refere:
“Me comprometi com as crianças, recebi elas aqui no meu gabinete, garanti que não iria separar as turmas. Não vão ficar longe de seus amigos. Isso é perfeitamente possível, parar de pagar aluguel com o prédio da unidade, e colocar as crianças em outras escolas sem separar turmas, até que o novo prédio da Lindenberg fique pronto. Por ser um médico cirurgião, nunca tomo decisões intempestivas, eu estudo antes.”
De acordo com Rafael, na ocasião, o prefeito se negou a receber a comissão montada para tratar do tema e recebeu apenas os alunos, acompanhados de responsáveis. Quando saíram, os que participaram afirmaram que o prefeito havia voltado atrás e que se comprometeu em não fechar a escola.
Um projeto de lei (PL) de autoria do vereador para a criação de um mecanismo de controle que evite o fechamento sem justificativas de escolas foi apresentado à Câmara .
“O projeto prevê que qualquer ação que envolva a possibilidade de fechamento de unidades escolares, assim como diminuição ou extinção d e turnos e turmas, pelo Executivo, primeiro tenha que ter antes a manifestação de alguns órgãos e entidades que servirão como fiscalizadores da proposta. É justamente para evitar medidas desastrosas como essas”, comenta.
O vereador ainda finaliza informando que foi procurado pela comunidade escola do Colégio Municipal Marli Clapp, no 2º distrito de Cabo Frio, e recebeu denúncia de que há planos do governo para a extinção do ensino médio naquela unidade.