Search
Degradê com CSS
racismo-ambiental

Por Agatha Crystine (militante, estudante e trancista)

O termo Racismo Ambiental me assustou assim que me deparei com ele, mas no final me contemplou. Finalmente um estudo que comprova que o sinto e observo no mundo não é coisa da minha cabeça. Que a minha indignação com o tanto de acesso e qualidade de vida que a zona sul tem, não é coisa da minha cabeça. Não é mais sobre o que preciso fazer para chegar lá e sim o que preciso fazer para que chegue aqui.

O que é Racismo Ambiental? E por que você também irá se identificar? Poderia citar casos atuais como Brumadinho, os hospitais de campanhas da Zona Oeste que não foram finalizados, a falta de água no Complexo da Maré durante a pandemia, dentre muitos outros.

Racismo Ambiental é a negação de direitos básicos às pessoas que foram historicamente despejadas/encurraladas em locais onde Estado não se interessa, a não ser que tenha capital envolvido, mesmo assim é uma estratégia para não receber tantas indenizações por violações de direitos básicos e danos à saúde. Eu preciso pegar quatro ônibus para chegar a um local que é rico em memória cultural, possui instituições em constante conservação, hospitais e educação de qualidade.

Agora, eu gostaria que você observasse o seu bairro, em quanto tempo a concessionária de energia elétrica chegaria para consertar um defeito? Em quanto tempo chegaria uma ambulância? A rua é asfaltada? Caso seja, ele é conservado? Tem esgoto a céu aberto? Se já teve vazamento, quanto tempo o poder público demorou para consertar?

Uma semana na zona sul e as respostas seriam “não” ou “no máximo trinta minutos”. Agora você entende por que vive o racismo ambiental diariamente? O meio ambiente influencia para que você tenha acesso melhor a qualidade de vida, ao sucesso e o lazer.

Finalizando, o porquê de tantas injustiças quando comparamos nossos bairros com os privilegiados, onde a maioria é branca, é justificado na história e no racismo ambiental.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

PM apreende roupas camufladas usadas por atiradores de elite e caçadores durante operação em Maria Joaquina

Estão abertas as inscrições para a 4ª Rústica Natatória em São Pedro da Aldeia

Amanrasa promove mutirão de limpeza na Praia de Manguinhos em Búzios nesta quarta-feira (30)

Casal é preso por tráfico de drogas em Búzios; menor tentou negociar liberdade da namorada entregando entorpecentes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!