O advogado Racine Filho foi empossado no sábado (23) como o novo líder da Loja Maçônica de Armação dos Búzios para o biênio 2021/2023. O evento de posse ocorreu na Loja Maçônica Pioneiros do Cabo, em Arraial do Cabo.
A loja Maçônica do balneário vinha sendo, até então, comandada pelo empresário Rijo, que ficou por dois mandatos, 2017/2019 e 2019/2021. A eleição foi no ano passado, mas devido a pandemia, a posse do novo líder só ocorreu agora.
“Estou me sentindo muito orgulhos pela confiança dos irmãos em terem me elegido para esse biênio 2021/2023. Minhas metas são o crescimento da Loja, tanto em irmãos, como na participação da Maçonaria buziana em projetos juntos a sociedade e até mesmo em órgãos públicos”, destacou Racine.
Fundada em 7 de setembro de 2005, a loja funciona em templo próprio na Rua Justiniano de Souza, no bairro da Rasa. Atualmente, conta com 14 membros, até o fim do ano a previsão é que mais seis homens se juntem ao grupo.
A sede pertence ao Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ). A cerimônia contou com as presenças do grão-mestre do estado, Aildo Carolino, e de seu grão-mestre adjunto, André Luís Rosa dos Santos.
Rijo, antecessor de Racine, disse que deixa a liderança com a sensação de trabalho cumprido. “Uma mistura de cansativo com gratificante. Pois cada venerável (líder) assume um compromisso a ser feito pela loja. E eu cumpri o meu!”.
Sobre a Maçonaria
A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Ao longo dos anos teve subdivisões e adaptações. Hoje, ela tem uma base comum, mas que depois evolui para mais de 50 hierarquias diferentes (os chamados Ritos). Cada loja adota a sua e a de Búzios é o Rito Escocês Antigo e Aceito. Acima do grau de Mestre, há mais 30 estágios diferentes. Seus nomes e suas subdivisões podem mudar em diferentes países e jurisdições, mas são sempre 33 graus.