Pular para o conteúdo
Search

Quissamã recebe 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas

Buscando promover a promoção de políticas públicas de igualdade racial para beneficiar as populações negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional de matriz africana da região, Quissamã vai receber o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas, dentro da programação de aniversário de 34 anos da emancipação político-administrativa do município. O evento, para credenciados, será realizado a partir das 8h, no Centro Cultural Sobradinho, nesta sexta-feira (30). Mais de 70 cidades já confirmaram presença.

O seminário vai contar com visita guiada ao quilombo Machadinha, abertura oficial com debate sobre avanços e desafios, apresentação de jongo, entre outros. O foco central do Seminário será baseado no Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (INDEPIR), medido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que faz o estudo de indicadores dos municípios pactuados para saber os avanços dentro da política de igualdade racial e combate ao racismo.

“É um seminário importantíssimo. Para promovermos políticas públicas de promoção igualdade racial e combate ao racismo, precisamos conhecer os povos tradicionais do território, considerando a população quilombola, negra, cigana, ribeirinha e tantos outros. Então a gente precisa do levantamento de dados, da parceria, compor comissões e grupos que possam fazer o levantamento, e com os dados, promovermos ações, movimentos, programas, projetos que vão de encontro o interesse dessa população”, disse o coordenador do Programa de Igualdade Racial do Município, Joílson Gomes, que também é presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Quissamã entrou para a história fazendo parte da Rede Global de Cidades Antirracistas, lançada em abril, em Denver, nos Estados Unidos. A rede global conta com a participação de mais de 20 de outros países e quase 30 municípios do Brasil.

Tendo como base de instalação o CRAS de Santa Catarina, a Secretaria de Assistência Social deu início em junho de 2022 às ações do Programa de Igualdade Racial, que segue as orientações do SINAPIR do Governo Federal. No ano, o município de Quissamã apresentou avanços significativos na área, com a aprovação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, a criação da Central de Estudos, Pesquisa e Planejamento Étnico Racial, além de assinar o compromisso com a Rede de Cidades Antirracistas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.