Quissamã tem reforçado seu compromisso com a saúde integrativa ao disponibilizar tratamentos de acupuntura e auriculoterapia no SUS. Oferecidos no Centro de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Santa Catarina e Barra do Furado, os atendimentos beneficiam cerca de 60 pacientes semanalmente, aliviando sintomas de condições como ansiedade, enxaqueca, dores crônicas e psoríase.
Para ter acesso ao serviço, o paciente é inicialmente avaliado por um médico, que define a indicação para o tratamento com acupuntura. A partir disso, o paciente segue para um diagnóstico fundamentado na Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo, complementados pela auriculoterapia, ampliando os benefícios terapêuticos.
Impacto positivo no bem-estar dos pacientes
A fisioterapeuta Cristiane Medeiros, responsável por aplicar as terapias, observa um progresso significativo entre os pacientes, que são atendidos três vezes por semana. “A medicina chinesa avalia o corpo no campo energético, diagnosticando antes mesmo dos sintomas físicos. Tenho visto evoluções muito positivas”, afirma Cristiane.
Ana Cristina Cordeiro, uma das pacientes, compartilha a experiência transformadora que teve no tratamento contra psoríase e ansiedade: “No começo, não acreditava tanto, mas os resultados me surpreenderam. As dores nas articulações diminuíram muito. Hoje, não sairia do tratamento mesmo após a alta”.
Expansão e capacitação para atender mais pacientes
Débora Leaubon, coordenadora de Fisioterapia, destaca os investimentos do município para ampliar a oferta desses tratamentos. “Atendemos 250 pacientes mensalmente e, com mais fisioterapeutas se especializando em acupuntura, conseguiremos zerar a fila de espera em breve”, pontua.