Nesta quarta-feira (14), o prefeito Alexandre Martins, recebeu em seu gabinete os quiosqueiros da Praia da Tartaruga para apresentar o projeto dos novos quiosques e da recuperação ambiental do local. Em abril deste ano, os quiosques foram demolidos por determinação do Ministério Público, tendo em vista que estavam localizados na área de preservação ambiental.
Na ocasião, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, se comprometeu a achar uma solução ambiental, urbanística e social para o local, com plano de recuperação florestal e também a reconstrução de novos quiosques num projeto de revitalização urbanística em uma área fora da restinga.
O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, responsável pelos técnicos que fizeram o projeto, ressaltou que a reunião foi para apresentar o projeto básico que está sendo desenvolvido para os quiosqueiros: “Também para que o prefeito Alexandre Martins possa implantar e dar solução na recuperação ambiental e urbanístico da Praia da Tartaruga, recuperando a restinga e ao mesmo tempo solucionando a questão dos trabalhadores do local”.
No projeto apresentado aos quiosqueiros, serão construídos sete quiosques, sendo que cada construção possui dois (02) geminados, num total de 14 estabelecimentos comerciais. Todos eles terão um deposito no subsolo com 15m², para guardar bebidas e demais produtos inerentes ao comércio. Também terá implementação da rede separativa de esgoto, para obter esgoto zero no local, além de banheiros e acessibilidade.
Segundo o representante dos quiosqueiros da Praia da Tartaruga, Pitter Silveira dos Santos, o projeto é muito importante, pois eles estavam esperando ansiosos por essa padronização: “Agora vamos poder trabalhar legalizados, com tudo certinho e atender bem os clientes. Isso nos agrada muito”.
No final da reunião, o prefeito Alexandre Martins convidou os permissionários para conhecer os quiosques do novo Mercado do Peixe, que está em construção na Praça do Quilombola, na Rasa.