Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Comunidade quilombola de Búzios recebe relatório que reconhece vínculo histórico com território

Documento do Incra delimita área da Baía Formosa e identifica 255 famílias na região
Comunidade quilombola Baía Formosa recebe relatório do Incra que reconhece território em Búzios / foto divulgação
Comunidade quilombola Baía Formosa recebe relatório do Incra que reconhece território em Búzios / foto divulgação

A comunidade quilombola Baía Formosa, em Armação dos Búzios, recebeu na última semana o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), documento elaborado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RJ) que reconhece oficialmente o vínculo histórico, antropológico e territorial da comunidade com a área ocupada.

A entrega ocorreu durante o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado em Cabo Frio. O RTID é considerado uma etapa importante no processo de regularização fundiária de territórios quilombolas e também possibilita acesso a políticas públicas federais ligadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural.

Segundo o Incra, a comunidade de Baía Formosa reúne atualmente 255 famílias cadastradas. O território delimitado possui cerca de 150 hectares, distribuídos em dez segmentos organizados em quatro núcleos.

O relatório também resgata a formação histórica da comunidade, ligada às antigas terras da Fazenda Campos Novos, área ocupada desde o período colonial e inicialmente vinculada à Companhia de Jesus. Após a expulsão dos jesuítas, a região passou por diferentes divisões territoriais, incluindo áreas conhecidas pelos moradores como Fazendinha do Banco.

Além da entrega do RTID em Búzios, o mutirão também contemplou outras comunidades da Região dos Lagos. Segundo o Incra, foram emitidos documentos de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para famílias da comunidade quilombola Maria Joaquina, em Cabo Frio, além da liberação de contratos de Crédito Instalação para assentamentos em São Pedro da Aldeia.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Anderson Chaves leva ao Palácio Guanabara pedidos sobre Rio Una e Maria Joaquina

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para uso de whey protein e creatina por crianças

Prefeitura remove quebra-molas na reta da Marina em Búzios e anuncia faixa elevada

Rio de Janeiro terá semana internacional dedicada à agenda climática em junho

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]