O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos) disse para a reportagem da Prensa, nesta sexta-feira (20), que tem como prioridade investir no saneamento e calçamento do bairro de Cem Braças.
A falta de uma rede separativa entre as águas pluviais e o esgoto foi mostrada em reportagem do portal no último dia 5 de janeiro. O aumento no número de ligações clandestinas de esgoto feitas nos últimos anos e o serviço de manilhamento do canal de Cem Braças acabam por aumentar o volume de esgoto despejado na Praia de Manguinhos, sobretudo em dias de chuva, conforme registrou a matéria.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA PUBLICADA NO DIA 5 DE JANEIRO
O fato resultou inclusive na criação de uma associação de moradores para cobrar soluções para o problema.
“Quero fazer (a rede separativa) o mais rápido possível, para acabar com o problema de despejo de esgoto no valão. Vai ser no máximo água de chuva ou de lençol freático. No Capão, já foi feito pela Prolagos e agora quero fazer em Cem Braças para resolver o problema da (Rua) Rancho Mutã”, disse em referência ao local de deságue.
Sobre o rumor de que a obra do manilhamento do Canal de Cem Braças passaria da Secretaria de Obras para a de Meio Ambiente, o prefeito negou.
Segundo Alexandre Martins, as duas pastas atuarão em conjunto, cabendo ao Meio Ambiente realizar a fiscalização. É nessa Secretaria também que está o centro de custo para a obra, de acordo com o prefeito.
“Não vai haver mudança alguma. O centro de custo é do Meio Ambiente, mas é em parceria. O Meio Ambiente tem que fazer parte, pois a parte de saneamento é ambiental. Nesses casos, preciso que eles participem juntos e estejam alinhados”, finalizou o prefeito.