Os moradores de Caravelas, bairro localizado em Búzios, têm enfrentado quedas recorrentes de energia, causando transtornos e prejuízos significativos. As interrupções no fornecimento de eletricidade, que ocorrem tanto em dias de sol quanto em situações de vento ou chuva, são motivo de reclamações constantes. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na região, tem sido alvo de críticas por parte da população, que relata a falta de soluções duradouras para o problema.
Um morador, que vive na região há quase três anos, destacou que as falhas no fornecimento de energia sempre foram frequentes. “Claramente, a Enel tem conhecimento do problema e da precariedade da rede elétrica que alimenta o bairro Caravelas e outros. No entanto, parece optar deliberadamente por ir corrigindo pontualmente as falhas conforme elas ocorrem”, relatou. Ele mencionou ainda que já sofreu prejuízos profissionais devido às quedas constantes, por não conseguir manter um trabalho estável em home office.
Outro morador contou sua experiência mais recente, no sexta-feira (11), quando percebeu a falta de energia em parte de sua residência. “Alguns moradores já tinham registrado a reclamação junto à Enel pela falta de energia. Quando o veículo da empresa apareceu no bairro, a esperança se acendeu, mas logo veio a decepção: a Enel saiu para verificar instalações fora de Caravelas, e a energia só voltou próximo das 13h, causando mais uma manhã de transtornos”, destacou.
Há três semanas, outro incidente envolveu um transformador que explodiu ao lado de uma das residências do bairro. “Pegou fogo e a energia só retornou na quarta-feira seguinte, e ainda assim com problemas”, afirmou um morador que presenciou o incidente.
Outro relato é de uma empresária local, que compartilhou os transtornos que as falhas de energia trazem para seu dia a dia. “Nos últimos 60 dias, o problema tem se tornado cada vez mais frequente. Tivemos um dia em que a energia ficou instável desde o amanhecer até o final da tarde, e isso afeta muito meu trabalho, já que sou empresária e trabalho home office com duas equipes remotas. Recentemente, um evento para 400 pessoas foi prejudicado pela minha impossibilidade de comunicação com equipe e fornecedores”, destacou.
A Prensa entrou em contato com a Enel e com a Prefeitura de Búzios para buscar mais esclarecimentos. A Prefeitura de Búzios enviou uma nota da Promotoria Geral, compelindo a concessionária a cumprir as metas dos indicadores de qualidade do serviço.
“A Ação Civil Pública nº 0802534-96.2024.8.19.0078 busca compelir a concessionária ENEL, dentre outras coisas, a cumprir as metas dos indicadores de qualidade e continuidade do serviço fixadas pela ANEEL, sob pena de pagamento de multa no mínimo de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A Ação se encontra com parecer favorável do Ministério Público pelo regular prosseguimento e aguardando o Juízo da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios analisar o pedido liminar formulado pelo Município.”
Já a Enel, responsável pelo fornecimento de energia em nota oficial, ressaltou que as inconsistências são ocasionadas por mudanças e adversidades climáticas.
“A Enel Distribuição Rio informa que na semana passada, a rede da Enel na região de Búzios foi atingida pela queda de árvores de grande e médio porte, durante a passagem de ventos de até 70 Km/h. A empresa quadruplicou o número de equipes em campo para restabelecer o serviço o mais rápido possível.”