O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados que revelam uma significativa queda no posicionamento de Búzios no ranking nacional do PIB Produto Interno Bruto per capita. Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto per capita de Búzios entre 2010 e 2014, era de R$ 130.762,36 e a cidade estava em 23º lugar entre os 100 maiores municípios do Brasil, em relação ao PIB per capita, com 27.560 habitantes.
Em 2024, com os seus 40.006 habitantes, seu PIB per capita é de R$ 60.447. Assim, Búzios caiu para o 357ª lugar no Brasil. O PIB per capita é um índice que é considerado como um indicador da qualidade do padrão de vida de uma cidade ou um país.
José Carlos Alcântara, que representa o Instituto Informa no Rio de Janeiro, ressalta: “A queda do PIB per capita em Búzios, é um fator que revela um grave desequilíbrio na economia de Búzios e impõe um grande desafio para enfrentar seu crescimento populacional. Um quadro que aponta para a necessidade de criar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável e promover a geração de trabalho renda para a população local.”
Diante desses números, a análise detalhada das causas desse declínio torna-se essencial para que medidas efetivas possam ser tomadas visando a recuperação do cenário econômico do município.