Saiba quais são os locais de acolhimento na região
O Ciclone Subtropical Yakecan avançou para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19) provocando queda acentuada de temperatura, possibilidade de ventos fortes e ondas de até 3 metros. Essa mudança drástica no clima atinge, principalmente, as pessoas em situação de rua que ficam expostas ao tempo, sem cobertores e casacos suficientes para se aquecer do frio. Na região, as prefeituras disponibilizam pontos de acolhimentos. Conheça quais são esses locais em Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Iguaba Grande e Búzios.
Búzios
No balneário buziano o local de acolhimento parceiro da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda é o ONG Crer-Vip, que é um centro de recuperação e reabilitação, na Baia Formosa. A pasta também trabalha em parceria com estado nos abrigos regionalizados para famílias e mulheres. A campanha de doação de agasalhos e cobertores continua ativa e os itens podem ser entregues nos Centro de Referência Assistência Social (Cras) do município e na sede da Secretaria.
A Crer-Vip fica localizada na Estrada da Rasa nº 700, bairro Baía Formosa.
Rio das Ostras
Em Rio das Ostras existe a Casa do Sorriso, unidade da Assistência Social, que oferece dormitórios àqueles que precisam de acolhimento durante a noite. No local, é possível tomar banho quente e receber duas refeições diárias, jantar e café da manhã.
O município orienta que todos podem orientar a quem precisa para se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua Araguaia, nº 150, Balneário Remanso, porta de entrada da Casa do Sorriso. O endereço é Avenida Beira Canal, nº 40, em Nova Aliança. Mais informações pelo telefone (22) 2771-9792.
Segundo a Prefeitura, no fim da tarde desta quinta-feira (19), haverá uma reunião para articular uma possível campanha de doação de agasalhos e roupas de cama.
Cabo Frio
No município de Cabo Frio o serviço de abordagem social junto à população em situação de rua é realizado de forma contínua durante o dia e será intensificado, a partir desta quinta-feira (19), por conta da queda da temperatura, no período noturno.
O serviço é realizado pelas equipes da Superintendência de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é oferecer os serviços da Casa de Passagem e do Centro de Acolhimento, onde as pessoas recebem alimentação, higienização, abrigo temporário e atendimento por equipe multidisciplinar.
O município oferece 53 vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua, nos equipamentos da Assistência Social, com cinco refeições diárias, local adequado para o pernoite e higienização.
Macaé
Na cidade de Macaé a Secretaria de Desenvolvimento Social é está adiantando a implementação do Abrigo de Inverno no município. A Secretaria também conta com programas sociais como a Pousada da Cidadania que acolher temporariamente as pessoas que vivem em situação de rua e o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP de Macaé.
O Centro Pop serve diariamente 50 refeições (café, almoço e lanche), além de realizar encaminhamento daqueles que precisam aos serviços médicos e de emissão de RG, certidão de nascimento e carteira de trabalho, entre outros. Há também as abordagens na região central da cidade e demais bairros para verificar e acolher a quem precisa.
O Programa Municipal de Saúde e Bem Estar Social (Pró-Bem) também realiza uma campanha de arrecadação de agasalhos, com pontos de arrecadação na Praça Washington Luiz, no Centro, além de uma tenda itinerante que passa pelos bairros.
A Pousada da Cidadania fica localizada na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste. Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia. E-mail: [email protected]
Iguaba Grande
No município de Iguaba Grande o equipamento de referência para a população em situação de rua é o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS). No espaço é disponibilizado agasalhos e cobertores e, durante o dia, o ambiente fica aberto para suporte e auxílio a refeições, banho e utilização do espaço físico.
O município conta ainda com o incentivo do “Projeto Partilhar”, funcionando em tempo integral, onde qualquer morador pode fazer doação de casacos, toucas, meias, cobertores e outros. O projeto também funciona como local de retirada de item que lhe seja útil. Os pontos de coleta ficam nos Cras e Creas e, em breve, na sede da Prefeitura e nas Unidades básicas de saúde.