Pular para o conteúdo
Search

Queda da temperatura aumenta preocupação com moradores em situação de rua

Frente fria será intensificada nesta sexta-feira (19) no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foto Reprodução site R7.

Saiba quais são os locais de acolhimento na região

O Ciclone Subtropical Yakecan avançou para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19) provocando queda acentuada de temperatura, possibilidade de ventos fortes e ondas de até 3 metros. Essa mudança drástica no clima atinge, principalmente, as pessoas em situação de rua que ficam expostas ao tempo, sem cobertores e casacos suficientes para se aquecer do frio.  Na região, as prefeituras disponibilizam pontos de acolhimentos. Conheça quais são esses locais em Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Iguaba Grande e Búzios.  

Búzios

No balneário buziano o local de acolhimento parceiro da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda é o ONG Crer-Vip, que é um centro de recuperação e reabilitação, na Baia Formosa. A pasta também trabalha em parceria com estado nos abrigos regionalizados para famílias e mulheres. A campanha de doação de agasalhos e cobertores continua ativa e os itens podem ser entregues nos Centro de Referência Assistência Social (Cras) do município e na sede da Secretaria.

A Crer-Vip fica localizada na Estrada da Rasa nº 700, bairro Baía Formosa.

Rio das Ostras

Em Rio das Ostras existe a Casa do Sorriso, unidade da Assistência Social, que oferece dormitórios àqueles que precisam de acolhimento durante a noite. No local, é possível tomar banho quente e receber duas refeições diárias, jantar e café da manhã.

O município orienta que todos podem orientar a quem precisa para se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Rua Araguaia, nº 150, Balneário Remanso, porta de entrada da Casa do Sorriso. O endereço é Avenida Beira Canal, nº 40, em Nova Aliança. Mais informações pelo telefone (22) 2771-9792.

Segundo a Prefeitura, no fim da tarde desta quinta-feira (19), haverá uma reunião para articular uma possível campanha de doação de agasalhos e roupas de cama.

Cabo Frio

No município de Cabo Frio o serviço de abordagem social junto à população em situação de rua é realizado de forma contínua durante o dia e será intensificado, a partir desta quinta-feira (19), por conta da queda da temperatura, no período noturno.

O serviço é realizado pelas equipes da Superintendência de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é oferecer os serviços da Casa de Passagem e do Centro de Acolhimento, onde as pessoas recebem alimentação, higienização, abrigo temporário e atendimento por equipe multidisciplinar.

O município oferece 53 vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua, nos equipamentos da Assistência Social, com cinco refeições diárias, local adequado para o pernoite e higienização.

Macaé

Na cidade de Macaé a Secretaria de Desenvolvimento Social é está adiantando a implementação do Abrigo de Inverno no município. A Secretaria também conta com programas sociais como a Pousada da Cidadania que acolher temporariamente as pessoas que vivem em situação de rua e o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP de Macaé.

O Centro Pop serve diariamente 50 refeições (café, almoço e lanche), além de realizar encaminhamento daqueles que precisam aos serviços médicos e de emissão de RG, certidão de nascimento e carteira de trabalho, entre outros. Há também as abordagens na região central da cidade e demais bairros para verificar e acolher a quem precisa.

O Programa Municipal de Saúde e Bem Estar Social (Pró-Bem) também realiza uma campanha de arrecadação de agasalhos, com pontos de arrecadação na Praça Washington Luiz, no Centro, além de uma tenda itinerante que passa pelos bairros.

A Pousada da Cidadania fica localizada na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste. Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia. E-mail: [email protected]

Iguaba Grande

No município de Iguaba Grande o equipamento de referência para a população em situação de rua é o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS). No espaço é disponibilizado agasalhos e cobertores e, durante o dia, o ambiente fica aberto para suporte e auxílio a  refeições, banho e utilização do espaço físico.

O município conta ainda com o incentivo do “Projeto Partilhar”, funcionando em tempo integral, onde qualquer morador pode  fazer doação de casacos, toucas, meias, cobertores e outros. O projeto também funciona como local de retirada de item que lhe seja útil. Os pontos de coleta ficam nos Cras e Creas e, em breve, na sede da Prefeitura e nas Unidades básicas de saúde.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.