Pular para o conteúdo
Search

Quatro praias de Búzios onde já encalharam baleias jubartes

Devido as correntes e marés a espécie cruza a costa da Região dos Lagos, e alguns desses animais acabam encalhando nas praias do balneário
O caso de maior repercussão, porque a baleia foi salva, aconteceu na Praia Rasa em 2017 - reprodução

Por vários motivos as baleias e animais marinhos podem encalhar nas praias de Búzios, mas, entre os principais,estão as correntes e marés que fazem com que esses animais cruzem a costa da Região dos Lagos, onde o município fica localizado. As praias do balneário costumam ter encalhes recorrentes dessa espécie, os casos mais recentes foram nas praias Brava, Caravelas, Geribá e Marina. Na maioria das vezes esses animais já chegam mortos na areia levados pelas marés e correntes.

1 Praia Brava

Baleia Jubarte salva na Praia Rasa, em Búzios, em 2017 – reprodução

Em agosto de 2022, o corpo do animal foi encontrado já em estado de putrefação. A área foi isolada e realizado um protocolo emergencial para arrastar a baleia para fora da faixa de areia. A carcaça seria levada ao mar e afundada ou arrastada até um local em terra que permitisse a passagem do maquinário para que fosse enterrada. Apesar da carcaça estar com a cauda rompida, devido ao estado, foi possível fazer a retirada da praia e, de acordo com a Prefeitura, afundada no mar.

2 Caravelas

Baleia é encontrada morta na Praia das Caravelas, em Búzios – Defesa Civil


Em 2016, na Praia das Caravelas, uma carcaça foi encontrada por pessoas que caminhavam no local. Ela tinha cerca de dez metros e o animal foi enterrado no mesmo local por estar em difícil acesso. Uma retroescavadeira foi utilizada pelos agentes da Defesa Civil.

3 Geribá

Jubarte encalhada em Búzios em 2020 – Prefeitura


Essa deve ser a praia que mais receber encalhe de baleias em Búzios, e os dois casos mais recentes foram foi em 2010, quando, após diversas tentativas, entre elas um navio rebocador, o animal por fim morreu e teve de ser cortado em pedaços e seus restos levados a um aterro sanitário. Em 2020, banhistas encontraram a baleia já morta. O animal tinha 11 metros de comprimento e 25 toneladas, e de acordo com secretário de Meio Ambiente da época, o corpo estava em avançado de decomposição. Após muita discussão, a Prefeitura decidiu por enterrar o animal ali mesmo na praia.

4 Rasa

A baleia Jubarte que encalhou em 2017 na Praia Rasa, em Búzios, foi salva – Globo


Um dos casos mais conhecidos, e que ganhou repercussão pela mídia nacional. A população de Búzios e região se mobilizou para resgatar o animal que encalhou vivo. O caso aconteceu em 2017, profissionais como biólogos e moradores estiveram no local para ajudar no socorro. O animal que pesava cerca de 28 toneladas conseguiu retornar ao mar após 24h.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.