Pular para o conteúdo
Search

Quarentena Búzios: grupo no Facebook ajuda pessoas a ficarem em casa

O buziano Alexandre Verdade conta que da vontade de ajudar nasceu a corrente de solidariedade

Com o objetivo de ajudar as pessoas a permanecerem em casa, nesse momento em que o isolamento social é a melhor opção para se bloquear o avanço do coronavírus, foi criado o grupo no Facebook, “Quarentena Búzios, #corrente do bem”.

A frente da iniciativa, o buziano Alexandre Verdade conta que da sua vontade em ajudar pessoas impossibilitadas de sair de casa por pertencerem ao grupo de risco, nasceu a corrente de solidariedade que reúne a comunidade de Búzios numa grande ação de ajuda mútua.

“Nossa meta é incentivar as pessoas a fazerem o isolamento social recomendado pela OMS. Nessa etapa em que estamos, ficar em casa é o melhor caminho para evitar a propagação do vírus. Não é hora de por em cheque as medidas que vêm sendo tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais. É hora de respeitar todas as autoridades constituídas. Somente com a união de todos, conseguiremos atravessar essa pandemia o mais rápido possível”, explica.

Através da rede social, o grupo começou a identificar as necessidades da comunidade e a trabalhar na busca de soluções, utilizando a experiência de cada um. Dessa forma, algumas frentes de ação foram criadas e o grupo se organizou para que alguns se dedicassem a fazer compras, ir à farmácia e pagar contas de idosos e pessoas do grupo de risco, enquanto outros se dedicam a parte de saúde física e mental. Profissionais do setor de saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem, se disponibilizam a ir na casa das pessoas para aplicação de vacinas, curativos, evitando que elas se dirijam aos postos de saúde. Também tem psicóloga oferecendo seus conhecimentos, postando mensagens e conversando com quem precisa de ajuda, principalmente quem está muito ansioso, uma advogada orientando questões jurídicas, o que muda com a chegada do vírus, e até uma pedagoga postando conteúdo infantil com atividades para famílias com crianças.

“Chamamos também o vice-presidente da Associação Comercial (ACEB), o Rodrigo, para orientar comerciantes e comunidade em geral sobre as ações do setor, e uma jornalista ajuda na seleção de conteúdo informativo sobre a questão do vírus em geral, postando matérias confiáveis, de origem segura”, acrescenta.

Alexandre conta que o grupo começou no dia 19 de março, e em apenas dois dias a corrente cresceu bastante. Entraram as empresas que oferecem serviço de entrega em casa, e aí o grupo catalogou farmácias, mercados, delivery de comida pronta, tudo para facilitar a permanência das pessoas em casa.

O próximo passo é a criação de um site para ampliar a divulgação das informações e conteúdo gerado no grupo do Facebook, e de acordo com Alexandre, já se pensa até no desenvolvimento de um aplicativo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.