Praias para surfistas, crianças, praias particulares, com bons ventos para vela ou windsurf, praias agitadas ou não, o balneário tem diversas praias que atinge todos os gostos. São cerca de 20 praias, além das que estão sendo catalogadas, que podem ser aproveitadas. Como uma península, o local é rodeado de praias que preenche todos os cantos da cidade. Basta escolher uma, ou mais, para aproveitar o dia.
1 – Praia da Rasa e Baía Formosa
Chegando à cidade, no bairro Rasa, temos as praias da Rasa e Baía Formosa. Essa praia é especialmente frequentada por quem pratica windsurf e kitesurf, o vento nessas praias são favoráveis.
2 – Praia de Manguinhos
Conhecida pela água sempre morna e a maré muito calma, a Praia de Manguinhos é tranquila e sem a movimentação de quiosques ou agitação. É um local ideal para relaxar, ler um livro e ouvir o barulho do mar. Ao final da tarde, a praia oferece um dos melhores pôr do sol.
3 – Praia da Tartaruga
É umas das praias mais calmas, quase uma piscina natural do balneário. Com bancos de corais, e ponto de desova das Tartarugas Marinhas, é ótimo para curtir o dia com snorkel que pode ser alugado nos quiosques da praia.
4 – Praia do Canto
A Praia do Canto é ótima para quem não quer sair do centro da cidade e aproveitar o dia de sol. A extensão da praia é longa, e ao longo da praia algumas árvores oferecem sombra para quem quiser escapar do sol. É um convite para relaxar e aproveitar o dia.
5 – Praia da Armação
Existem pequenas faixas de areia ao longo da Praia da Armação, a primeira é logo após a estátua de Juscelino Kubitschek, e a segunda faixa é no Pier dos Pescadores próximo a Igreja de Sant’Anna. A praia percorre toda a Orla Bardot.
6 – Praia dos Ossos
A Praia dos Ossos, é um local histórico para a cidade, e é a primeira da lista pela calmaria do mar e pela localização. É uma das mais famosas e a paisagem é composta pelas casinhas próximas que compõe o colorido e lembra da antiga Búzios dos pescadores. É uma das menores praias da península, com uma maré bem calma e quase nenhum quiosque.
7 – Praia da Azeda
A Praia da Azeda é conhecida pelo belo visual da escadaria, antes de descer para a praia. O local é calmo e lembra a antiga Búzios. A Azeda tem ligação com a praia da Azedinha por meio de uma faixa de areia bem tranquila de atravessar. Também é uma ótima opção para assistir ao pôr do sol.
8 – Praia da Azedinha
A Praia da Azedinha é uma extensão da Praia da Azeda. Para chegar lá basta seguir uma pequena ponte de areia e pedra.
9 – Praia de João Fernandes
A praia de João Fernandes é cercada de diversos hotéis e pousadas renomadas, por isso sempre está agitada e animada nos dias de sol. Além de ser extensa, por meio de uma pequena trilha no final da Praia é possível chegar à Praia de João Fernandinho. Em João Fernandes você encontrará locais para almoçar, alugar caiaques, Stand up, e skorkeling para aproveitar o museu de esculturas que existe embaixo d’àgua.
10 – Praia de João Fernandinho
Para chegar à Praia de João Fernandinho é possível chegar através de dois caminhos, o mais divertido é uma pequena trilha de pedras bem curta e tranquila pela praia de João Fernandes. E o segundo meio é uma entrada pela rua, logo após o Colonna Park Hotel.
11 – Praia Brava
A Praia Brava já tem um nome que revela qual é a diversão. Os surfistas aproveitam o canto esquerdo, onde as ondas quebram bem mais forte. Essa praia também atrai diversos surfistas, de vários lugares. Por ser quase no final do balneário, a localidade só favorece aos amantes do esporte.
12 – Praia do Forno
A Praia do Forno por ser um pouco mais afastada não é uma das mais agitadas. A areia rosa é o que mais chama atenção, mas a faixa de areia não é tão grande assim. Também é um dos locais mais bonitos para assistir ao pôr do sol.
13 – Praia da Foca
Uma das praias rodeadas de rochas e pouca faixa de areia, mas é um canto com uma bela vista. É preciso ter um pouco mais de cuidado com esta praia, já que recebe diferentes marés como parte do mar aberto e a parte da água que entra da enseada.
14 – Praia da Ferradura
A Praia da Ferradura é uma praia mais extensa, com um mar calmo e raso. Para garantir a refeição da garotada no local existem vários quiosques com bebidas e petiscos. Para quem quer fazer um passeio aquático com a criança, a praia da Ferradura tem pedalinho e caiaque.
15 – Praia da Ferradurinha
A Praia da Ferradurinha é um convite para relaxar. A extensão é pequena e tem alguns quiosques para aproveitar as bebidas e petiscos, e uma vista de tirar o fôlego. Boa para a prática de esportes tranquilos na água, como stand up e caiaque. A Praia é apropriada para quem está buscando o cenário perfeito para as fotos. Além disso, existe uma pequena trilha no paredão de pedras que leva a Praia dos Amores, uma praia menor.
16 – Praia de Geribá
A Praia de Geribá é a mais movimentada da península, já que une surfistas, banhistas, grupos de família, amigos e outros. É uma das mais queridas pelos surfistas, normalmente ficam localizados entre o canto direito e meio da praia, onde as ondas perfeitas estão. Para quem está aprendendo, é possível encontrar pela faixa de areia tendas de escolinhas de surf para aluguel de prancha ou realizar uma aula.
17 – Praia de Tucuns
A Praia de Tucuns é uma das mais afastadas, e na maioria das vezes frequentada por moradores. A praia é também muito frequentada pelos surfistas, já que o mar é apropriado para a prática. A extensão da praia é longa e ao longo da praia tem a vegetação de restinga.
18 – Praia de José Gonçalves
A Praia de José Gonçalves é a mais afastada da movimentação do centro da cidade, e para os mais reservados pode ser um ótimo local. A praia é uma opção para quem quer praticar o esporte com mais calma e ‘isolado’ da agitação. Tem apenas 100 metros de extensão de areia e apenas um quiosque.
19 – Praia do Caravelas
A Praia do Caravelas fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), é próximo a estrada de Búzios/Cabo Frio. Os principais frequentadores são os hóspedes do resort e moradores dos condomínios em volta. No local funciona o Búzios Espiritualidade, que oferece atividades holísticas.
20 – Praia Olho de Boi
A Praia Olho de Boi é frequentada pelos naturalistas, é uma praia de nudismo. Para chegar ao local é necessário atravessar uma trilha. A praia é pequena e realmente só frequenta quem está disposto a aproveitar a experiência.