Pular para o conteúdo
Search

“Quando se trabalha sério e não deixa roubar, o dinheiro sobra”, disparou Cláudio Castro

Governador esteve na “Prestação de Contas” em Búzios e falou sobre os desafios enfrentados pelo estado desde o início de sua gestão em 2020
O Governador do Rio, Claudio Castro, e o prefeito de Búzios, Alexandre Martins

O governador Cláudio Castro esteve em Búzios, na noite de segunda-feira (6), durante um evento de “Prestação de Contas” do prefeito de Búzios, Alexandre Martins. Durante a programação, que foi no Tennis Park, ele fez um balanço da atuação do governo e os desafios enfrentados desde que assumiu em 2020. Com a frase “Quando se trabalha sério e não deixa roubar, o dinheiro sobra”, Castro se referiu à crise fiscal superada naquele ano, em plena pandemia, e sobre ter a “missão” de vencer outra crise exposta no estado: a moral.
 

“Nosso estado passou por momentos muitos difíceis, passamos por graves crises ética, moral, financeira e fiscal. O estado que devia salário, que não consegue investir, mas sinceramente nós passamos das crises das crises que é a crise de credibilidade. No dia 28 de agosto de 2020, o cenário era terrível, faltavam R $2,6 bilhões para fechar o ano. Disseram que eu não ia conseguir pagar os salários de outubro, novembro e dezembro dos servidores e nem manter os hospitais, e a gente estava numa pandemia, além disso faltavam oito dias para vencer o parcelamento da dívida do governo. O estado não dialogava nem com o presidente (Jair Bolsonaro), nem com a Câmara dos Deputados, nem com o Senado e nem com os prefeitos. Minha vontade foi voltar pra casa”, contou.

Ainda segundo o governador, a primeira ação foi retomar o diálogo, inclusive chamar a cadeia produtiva para encontrar saídas. “Deu tão certo que eu consegui pagar os três salários e ainda ajudei com R $500 milhões os municípios. Fechei o ano com R $800 milhões em caixa e ainda deixei a dívida para o outro como a menor desde 2015”, destacou.

Prestação de Contas lotou o Geribá Tennis Park. Mais de 500 pessoas passaram pelo local. Foto Ronald Pantoja

 
Em seu discurso disse também que a pandemia tinha deixado no estado ‘três tristes faces’: fome, miséria e desemprego. No balanço do governo foram criados o ‘Supera Rio’, programa de auxílio emergencial, que tem 300 mil famílias beneficiadas hoje; reabertos 7 restaurantes populares serão 30 até o final do ano com 80 mil refeições diárias; início do ‘RJ Alimenta’ com mil quentinhas distribuídas em 20 meses; e entrega de moradia, com previsão de 10 mil casas por ano até 2023, segundo ele casa prometidas em diversos municípios do estado.  Ele disse ainda que o estado retirou os impostos do arroz, feição e botijão de gás no estado.

A programação reuniu o anfitrião, o prefeito de Búzios Alexandre Martins; o senador Romário, o deputado Rodrigo Bacelar, o presidente da Câmara de Búzios, o vereador Rafael Aguiar, além de representantes da sociedade civil e de entidades representativas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.