Futebolisticamente 2017 vai chegando esbaforido ao fim. Para os clubes Brasileiros são campeonatos estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Copa da Primeira Liga, Libertadores, Sul Americana e Mundial de clubes num calendário que se estende e/ou se espreme entre janeiro e dezembro. Ninguém sabe como descascar esse abacaxi, mas os doutos já se sentaram à mesa.
O Cariocão 2018 começa dia 18-01; já a primeira fase da Libertadores tem jogos marcados para dia 22-01. Vamos voltar os olhos para o abacaxi carioca. Flamengo, Botafogo e Vasco, disputam vaga na Libertadores 2018 através do Brasileirão 2017. Se pelo menos dois deles se classificarem para disputar a primeira fase da competição continental pouparão jogadores e o Estadual será novamente insosso e sonolento.
E como “eu estou te explicando pra te confundir”, olhem isso: A Conmebol não decidiu se a final da Libertadores será disputada em dois ou um jogo apenas (como se faz na Europa). Mas já disse que se for jogo único ocorrerá dia 1º de dezembro, nesse caso, entre a penúltima e a última rodadas do Brasileirão!
Ah! E ainda bem que Copa do Mundo só ocorre a cada quatro anos! Pois em 2018 o futebol brasileiro irá parar dia 13 de junho para ver o torneio da FIFA passar. Entretanto, como nada é tão claro por aqui, a CBF ainda não decidiu se as séries C e D também serão interrompidas durante a Copa. Para alguns a solução é acabar com os Estaduais. Porém, como não se faz omelete sem quebrar os ovos, isso implicaria em assassinar com os clubes menores que vivem, basicamente, das rendas desses campeonatos.
Pior ainda é imaginar que esse calendário gordo se faz com uma magra pré-temporada: entre os dias 03 e 16 de janeiro. E ai do time que não tiver no estoque três ou quatro camisas 10.
Texto de opinião. Não corresponde necessária mente a opinião do Prensa