Uma quadrilha de estelionatários, que aplicava golpes contra idosos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, foi presa nesta quarta-feira (16), em Rio das Ostras. A detenção dos acusados foi possível graças a uma ação conjunta da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis) e da Polícia Civil.
Os estelionatários, que abordavam especialmente idosos, faziam a venda de massageadores e passavam o cartão das vítimas várias vezes, até atingir o limite do saldo na conta. Fiscais da Comfis prenderam todo o material do grupo que atuava no Centro da Cidade, incluindo as máquinas de cartões, acreditando que se tratavam apenas de ambulantes irregulares.
Quando o material chegou à sede da Comfis, a coordenadora geral do órgão, Carmem Cristina Kanda, identificou que eram estelionatários a partir dos cadernos com anotações e relatórios apreendidos.
“Conseguimos contato com uma das vítimas do golpe, que compareceu à Comfis e nos forneceu a nota fiscal emitida por eles”, contou Kanda.
A Polícia Civil foi acionada e montou o cerco tático. O responsável e os outros integrantes da quadrilha, que estavam dentro do carro em frente à Comfis, foram presos em flagrante e levados para a 128ª DP, onde constataram que as três mulheres e os três homens autuados tinham uma ficha criminal extensa, com várias anotações de estelionato.