Evento vai até domingo com produção nacionais e internacionais.
O Gran Cine Bardot, único cinema do balneário, ficou lotado com a abertura da 26ª edição do Búzios Cine Festival. A solenidade contou a presença dos diretores do cinema, Mario José Paz e Vilma Lustosa; do prefeito, Alexandre Martins; do secretário de Turismos, Dom; e do presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), José Roberto Gifford.
O primeiro o longa-metragem exibido foi o francês “O próximo passo”, de Cédric Klapisch. O filme foi o mais visto na França na semana de estreia.
“Começamos muito bem porque o cinema está lotado. Essa retomada está sendo muito boa. Estávamos com muita expectativa. Eu acho que aos poucos o cinema está voltando porque o povo está cansado de ver cinema na televisão”, disse Mario Paz.
O evento é gratuito e ficou dois anos parado por conta da pandemia e retornou em grande estilo, com pré-estreias de grandes filmes internacionais e das já consagradas produções brasileiras, além de curtas-metragens. Serão 23 com grande variedade, franceses, argentinos, iranianos, americanos, brasileiros em quatro dias de evento. As exibições são no Cine Bardot e em salas ao ar livre nas praças Santos Dumont e de Cem Braças.
“Acho que o grande momento do festival é a Praça Santos Dumont, que esse ano terá um remake “Amo, Sublime Amor”, do diretor Steven Spielberg, um filme sobre dança moderna. Extraordinário”, destacou Paz.
A curadoria é feita minuciosamente e tem filme exclusivo que será exibido somente neste festival.
“Esse ano vamos ter um filme que nunca vai entrar em sala, única exibição será aqui no cine Bardot e depois vai para o Streaming, O Bom Padrão, espanhol com direção de Fernando León de Aranoa”, um filme maravilhoso’, garantiu Mario.
Nesta sexta (24), as atrizes Zezé Polessa e Isabelle Drummond, estrelas do filme “Minha Família Perfeita, de Felipe Jofffily, estarão no Gran Cine Bardot para acompanhar a exibição do filme, às 19h.
No sábado (25), o ator Lázaro Ramos participa do evento quando será exibido o filme “Medida Provisória”. No Domingo, às 17h30, o ator Sergio Malheiros irá estrear o seu curta “Única Saída”.
O evento foi possível a partir do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Búzios e a FUNARJ. O Festival é uma realização do CIMA, do Gran Cine Bardot, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio institucional da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo.
O festival encerra no domingo (26) com a mostra de curtas—metragens de jovens diretores. Veja a programação.
Cinema Gran Cine Bardot
Sexta-feira (24)
17h30 – Ladrão Americano, de Miguel Silveira
19h – Minha Família Perfeita, de Felipe Joffily
21h – O bom patrão, de Fernando León de Aranoa
Sábado (25)
17h30 – Rio de Ouro, de Sarah Dupont e Reuben Aaronson
19h – Las Siamesas, de Paula Hernandez
21h – O Bom Patrão, de Fernando León de Aranoa
Domingo (26)
17h30 – Mostra Curtas:
O Peixe, de Natasha Jascalevish
Ouro para o bem do Brasil, de Gregory Baltz
À Margem do Universo, de Tiago Esmeraldo
As novas aventuras do Kaiser, de Marcos Magalhães
Única Saída, de Sérgio Malheiros
19h – Um Herói, de Asghar Farhadi
21h – O próximo passo, de Cédric Klapisch
Praça Santos Dumont
Sexta-feira (24)
19h – Encanto, de Byron Howard e Jared Bush
21h30 – Amor Sublime Amor, de Steven Spielberg
Sábado (25)
19h – Sonic 2, de Jeff Fowler
21h30 – Medida Provisória, de Lázaro Ramos
Domingo (26)
18h – Meu Amigãozão, de Andrés Lieban
19h30 – 4×100 – Correndo por um sonho, de Tomas Portella
Praça Zé Paraíba, bairro Cem Braças
Sábado (25)
18h – Meu Amigãozão, de Andrés Lieban
19h30 – 4×100 – Correndo por um sonho, de Tomar Portella
Domingo (26)
18h – 31 Minutos, de Álvaro Díaz e Pedro Peirano
19h30 – Correndo Atrás, de Jefferson De.