Pular para o conteúdo
Search

Público elege seus preferidos no Polo Gastronômico da Praia de Cavaleiros em Macaé

O Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros anuncia os pratos da terceira edição do festival de comida de boteco: O Butecando na Orla, que acontece nos dias 04, 05 e 06 de Outubro, fim de semana das eleições. Na quinta e sexta a partir das 18h e sábado, às 16h. Serão 18 pratos com valor entre R$15 e R$20. Este ano além dos associados participa como convidado o Boteco Cafundó. Haverá a votação do público sobre os cinco melhores pratos do festival. No ano passado os vencedores foram Picanha do Zé, Parada do Chopp, São João, Cafundó e Polo Macahe Antiga.

O Bem Natural estará com Pão com linguiça (Linguiça fina artesanal, cebola, queijo e mostarda na baguete de gergelim); a Casa da Bell Gastronomia, Churrasco misto de panela (Iscas de carne, frango e linguiça mineira acompanhados de farofinha e molho vinagrete); Kebab Store, Autibéki (Costelinha suína com molho barbecue artesanal coberta por lascas de parmesão, acompanhada de batatas portuguesas temperadas); Durval Gastronomia, Mexido mei besta (Lascas de bacalhau no azeite, arroz de açafrão, feijão fradinho, cebola roxa, azeitona e ervilha fresca); Estação da Praia Restaurante, Bem Casado (Picanha nobre grelhada e pão de alho assado na brasa); H Kills Burguer, Carne seca com a mandioca escorrendo (Carne seca acebolada e desfiada com aipim nadando no molho de gorgonzola e torresmo de barriga).

O Ilhote Sul Restaurante, traz o Baião de dois mergulhado no Ilhote Sul (Bacon, cebola à Juliana, azeite dendê, cubos de peixe, polvo, camarão, feijão de corda, leite de coco, arroz de curry, queijo coalho derretido, cebolinha e coentro); Le Blanc Gastronomia, Trio Maravilha (Mini hot dog, buraco quente e XCoração); Leve Sabor Restaurante, Viva México! (Nachos, chilli, guacamole, salsa e queijo cheddar); Luigi Ristorante, Filé Itália (Filezinhos de mignon empanados, molho de tomate e queijo derretido); Mokaie Steak Burger, American BBQ Brisket (peito bovino defumado) e pulled pork (copa lombo suíno defumado e desfiado) com batatas rústicas; Parada do Chopp Restaurante, Creme de aipim com rabada desfiada, Picanha do Zé Restaurante, Medalhão do Zé (Medalhãozinho invertido com chips de batata, bacon em tiras e molho gorgonzola com catupiry); São João Bar, Sanduiche de Pernil (Baguete de queijio recheada com suculenta carne de pernil desfiada ao molho do chef,azeitona e queijo minas); Street Dogs, Confusão de bacon (Sanduba especial de mignon com bacon em cubos acompanhado por cebola e molho artesanal); Cafundó (Bolinho de feijoada recheado de calabresa e couve. Crocante por fora, cremoso por dentro); Guria Café e Brigaderia, Coxinhas doces; M.Cakes Confeitaria, Batidinha de Limão e Geladinho de caipirinha cremosa. Além dos pratos, as food bikes do Don Churrito com churros, a  Pipokando com pipoca gourmet e os tradicionais pasteis do Polo Gastronômico.

Para harmonizar com todas essas delícias, o público terá estilos de cervejas comuns, artesanais, cachaçarias, gin e drinks. O Bar da Baden Baden estará junto ao Bar do Polo Gastronômico com cervejas tradicionais longnecks, água e refri. O Bar de  GIN – Amázonni levará as novidades em drinks. A Cachaçaria Sete Engenhos é presença confirmada. E nas torneiras das artesanais estarão as cervejarias Roter, Alus Brewing, Villa Alemã e  Macahé Craft Beer.

Nesta edição, haverá a participação da  Feirinha da Serra no sábado a partir das 8h com os expositores da Feira Caipira da Serra que acontece às sextas-feiras na praça Gê Sardenberg, onde fica a antiga Câmara de Vereadores de Macaé. A Feirinha passa a integrar a programação juntamente com a Feira de Artesanato e a área Kids.

Para o presidente Vitor Neves, os festivais do Polo Gastronômico são oportunidades que unem as famílias macaenses e os turistas para conhecer a cultura e a diversidade da gastronomia de Macaé, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Comida di Buteco – O termo Boteco provém da abreviação de botequim. Além de serem caracterizados por venderem diversos produtos, os botecos passaram também a ser um ponto de encontro entre os fregueses. Já no início do século XX, os proprietários passaram a oferecer aperitivos e bebidas aos clientes, como forma de agrado. No Brasil a origem do bar está diretamente associada à abertura dos armazéns portugueses, no Rio de Janeiro do século XIX.

Foram em bairros como Saúde, Gamboa e Santo Cristo, que tiveram uma grande concentração de “boticas”, pequenos armazéns de secos e molhados em que se encontrava de tudo. Os cariocas costumavam passar pelas “botiquinhas” para completar as compras que faziam nas feiras, e aproveitavam para degustar alguns quitutes, acompanhados de um vinho. Sem ser restaurantes, essas casas, uma mistura de armazém e bar, criaram um estilo que sobrevive em todo o país, com alguns exemplares autênticos remanescentes dos velhos tempos.

 Vistos como um espaço de socialização e entretenimento, os botecos passaram a ser frequentados pelo público masculino, deixando aos poucos de ser um local apenas para compras rápidas. Posteriormente, passaram também a receber as mulheres.

 E assim como a França é conhecida por seus cafés, a Inglaterra por seus pubs e a Itália por suas cantinas, o Brasil tornou-se conhecido por seus botecos, locais que ficaram tradicionalmente conhecidos pelo encontro entre “boêmios”, onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso. Da mesma forma que o samba e o futebol os botecos tornaram-se fortes instituições e/ou paixões nacionais do brasileiro.

São redutos que não se entregam a modismos, mas também nunca saem de moda.  Além das bebidas e petiscos, outra grande característica da identidade dos botequins é o happy hour, programa quase obrigatório daqueles que depois de um dia estressante de trabalho se reúnem para contar boas histórias e relaxar, apoiando-se num bom copo de cerveja.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.