Psiquiatra Nise da Silveira pode entrar para livro de heróis e heroínas do estado do Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Projeto de lei foi aprovado na sessão desta terça-feira (28) e segue para sanção do governador

O nome da médica psiquiatra Nise da Silveira pode ser inscrito no Livro de Heróis e Heroínas do estado do Rio. É o que determina o Projeto de Lei 6.089/22, de autoria original do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta terça-feira (28). O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Nise Magalhães da Silveira morreu aos 94 anos, em 1999. A médica é reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, tendo revolucionado o tratamento mental no Brasil. Nise manifestou-se radicalmente contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

A psiquiatra também foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais. Também se engajou nos meios artístico e literário, voltados para área médica. De forma inovadora, no lugar das tradicionais tarefas de e limpeza que os pacientes exerciam sob o título de terapia ocupacional, ela criou ateliês de pintura e modelagem com a intenção de possibilitar aos doentes reatar seus vínculos com a realidade através da criatividade.

Publicidade

“Nise foi uma das primeiras mulheres no Brasil a se formar em Medicina e revolucionou a psiquiatria no país. Seu trabalho e ideias inspiraram a criação de museus, centros culturais e instituições terapêuticas similares às que criou em diversos estados do Brasil e no exterior. Logo, diante de sua trajetória e importância evolutiva no tratamento psiquiátrico, Nise deve ser reconhecida como heroína pelo Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da Alerj, deputado Ceciliano.

Também assinam como coautores os deputados Waldeck Carneiro (PSB), Renata Souza (PSol), Flávio Serafini (PSol), Luiz Paulo (PSD), Eliomar Coelho (PSol) e Rodrigo Bacellar (PL).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

MEIO AMBIENTE

Audiência Pública discute expansão do estacionamento do Shopping Park Lagos

GRAN CINE BARDOT

Último fim de semana do Festival de Cinema Italiano em Búzios

ENSINO SUPERIOR

Chegada de universidades públicas pode colocar Cabo Frio na rota das cidades universitárias

FESTA DA PADROEIRA

Programação Popular da Festa da Padroeira começa nesta sexta-feira (12), em Cabo Frio

NEGÓCIOS E NETWORK

Associação de Hotéis de Cabo Frio prepara 4ª edição da feira de fornecedores da hotelaria e gastronomia

DESEMPREGO

Setor de petróleo e gás em Macaé perde quase 17 mil empregos entre 2014 e 2022