A gerontóloga cabo-friense, Cris Fernandes, é candidata a deputada federal pelo PSDB. A confirmação aconteceu durante a convenção, realizada nesta quinta (4), às 13h, no diretório do partido, no Rio de Janeiro. Ela é atuante em defesa dos direitos das mulheres e dos idosos.
“Na verdade, nós, mulheres, somos a maioria no país, mas ainda somos minoria quando se fala em benefícios criados através de políticas públicas. Que mulher nunca teve dificuldades em conseguir uma mamografia, por exemplo, pelo SUS? Que idoso nunca se sentiu desrespeitado numa fila de banco, na hora de lutar por sua aposentadoria? São essas realidades “comuns” que precisamos combater. E é com isso que estou me comprometendo”, disse a candidata.
Casada e mãe de dois filhos, Cris Fernandes é gerontóloga, especialista no processo de envelhecimento humano, e patologista clínica. Também é formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing de Qualidade e Andragoga (ciência que estuda a evolução do homem) e Gestão Pública. Desde 1997 é paramédica formada pela Cruz Vermelha Brasileira, tendo atuado em várias ações.
Na área governamental, já foi assessora parlamentar, coordenadora do polo de articulação da Fundação Leão XIII; diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa; secretária da Melhor Idade; coordenadora geral da Melhor Idade, além de presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, sendo também eleita como delegada com assento regional e nacional nas respectivas conferências em defesa dos direitos da pessoa idosa. Também atuou como Consultora Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano e coordenadora e professora do curso de Formação de Cuidadores de Idosos da Faetec.