A Prefeitura de Maricá efetuou, nesta quarta-feira (13), o primeiro pagamento a 95 protetores de animais e adotantes inscritos no programa “Mumbucão”, que utiliza a moeda social como um auxílio financeiro para compra medicamentos, vacinas e ração para os animais resgatados das ruas e adotados. Com a iniciativa da Secretaria de Proteção Animal de Maricá, 1.118 animais, entre cães e gatos, serão beneficiados, sendo 552 de pequeno porte, 472 de médio porte e 94 de grande porte.
“Hoje assinamos o pagamento do primeiro Mumbucão para os nossos protetores que cumprem um grande papel na cidade. Esse é mais um importante projeto para garantirmos uma boa alimentação e auxiliar nos cuidados com os nossos animais. Em outubro, estaremos reabrindo as inscrições para cadastrar novos protetores em Maricá. Proteger a vida dos nossos animais é uma das nossas missões!”, disse o prefeito Fabiano Horta.
O valor é de 70 mumbucas (equivalente a 70 reais) para animal de pequeno porte; 100 mumbucas (100 reais) para os de médio porte; e 130 mumbucas (130 reais) para os de grande porte. O valor é limitado a 1.300 mumbucas e 10 animais por pessoa, pago por até um ano.
Os protetores atuam no resgate e disponibilização de cães e gatos para a adoção fornecendo lar temporário, cuidando da saúde e participando de programas de controle reprodutivo do município. Para participar, eles devem residir na cidade há pelo menos três anos, estar cadastrados na Coordenadoria, que fará visitas periódicas para avaliação das condições do espaço, abrigo, salubridade, alimentação, saúde e estabelecer os números de animais por espécies (cães e gatos) e condições adequadas que garantam o bem-estar dos animais e das pessoas residentes no local.
“O que estamos construindo aqui em Maricá vai servir de espelho para todo Brasil. É uma política de apoio, resgate e amparo de vidas. Estamos preocupados com os animais e, também, em acompanhar e apoiar os protetores de animais da nossa cidade, pois essas pessoas abdicam da sua própria vida para cuidar dos animais de forma voluntária. Além do benefício em espécie, levaremos assistência veterinária e apoio psicológico, em parceria com a Secretaria de Saúde. Também através das outras secretarias estaremos incluindo-os nos programas já existentes na cidade”, explicou o secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes.
Assistência aos animais de rua
Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes é feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334. Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.
Proteção Animal
A Secretaria de Proteção Animal (Secpa) desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar o bem-estar e a proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. A campanha de adoção também é disponibilizada on-line pelas redes sociais da secretaria (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Todos os animais encaminhados para adoção são vermifugados e os adultos são castrados. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.