Abrigando 90 animais de rua protetora pede ajuda
Há cerca de vinte anos se dedicando a dar abrigo, tratamento veterinário, comida e muito carinho aos cachorros e gatos abandonados em Búzios, a protetora de animais Valéria Céliz faz um alerta à comunidade. Com a chegada da pandemia no estado RJ, e na sequência todas as medidas de isolamento social, ela não está conseguindo alimentar os animais sob sua proteção.
Para comprar a quantidade de ração que necessita para os 50 cães e 40 gatos que cuida, Valéria mantinha o Bazar Animal, uma loja que vendia objetos seminovos doados pela comunidade. Com a loja fechada em função da quarentena obrigatória, a cuidadora não sabe o que fazer para manter os animais, e pede ajuda.
– Estou desesperada com a possibilidade de meses sem poder trabalhar no Bazar Animal e peço a todos que puderem, que me ajudem a comprar ração. Sem o trabalho da loja não tenho como alimentá-los – afirma.
Valéria pede a quem puder ajudar, que compre na casa de ração que preferir e envie um whatsapp para o celular dela, informando o que compraram e onde, para que ela possa buscar a ração. O número do celular é (22) 99267 7484 e vale enviar foto do recibo da compra também.
Búzios não possui canil ou gatil municipal
Em 24 anos de emancipação político-administrativa, Búzios ainda não possui um canil e um gatil municipal. Mesmo com inúmeras tentativas da sociedade civil organizada, nenhum dos prefeitos até o momento, se preocupou em cuidar deste problema de saúde pública, representado pelos animais que vivem abandonados nas ruas da cidade.
A tarefa de cuidar desses bichos ajudando a comunidade de forma geral, é de protetores como Valéria, que nunca receberam nenhum tipo de ajuda do Executivo municipal, para realizar este trabalho.