Manifestação dos servidores da educação de Cabo Frio cobra respostas sobre o atraso no salário
Educadores de Cabo Frio realizaram um ato público na manhã desta segunda-feira (12). Os manifestantes se reuniram em frente a Prefeitura para cobrar respostas sobre o atraso nos salários dos servidores, que não foi depositado no quinto dia útil do mês.
O protesto reuniu representantes de todos os segmentos da educação, desde concursados, contratados, readaptados, até aposentados, pensionistas e vigias. Os servidores questionam o motivo de a Secretaria de Educação (Seme) não ter pago os profissionais por meio dos recursos do Fundeb.
A Prensa questionou a atual gestão municipal sobre a previsão de pagamentos. Em resposta, o órgão explicou que ainda não foi feita nenhuma divulgação do calendário de pagamentos porque é necessário ter acesso às contas da Prefeitura, e a Secretaria de Fazenda apenas conseguiu o acesso na última quinta-feira (7).
A Prefeitura ainda ressaltou que a mudança de governo foi preciso abrir um processo no banco para gerar senhas para os novos administradores, e que o procedimento leva alguns dias para ser efetuado.
Por outro lado, os representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), do núcleo Cabo Frio, continuam a cobrar respostas da Seme e um posicionamento do Prefeito, José Bonifácio.
Por meio de uma publicação no site do sindicato, o Sepe aponta que o município nomeou a superintendente do Departamento Financeiro na noite da última quinta-feira (7), data em que os salários dos servidores já deveriam estar nas contas, e define a ação como “absoluta incompetência e falta de planejamento”.