A Estrada da Integração, em Cabo Frio, foi fechada na manhã desta sexta-feira, 13, por pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal Pedro Jotha. Os manifestantes denunciavam a falta de professores da unidade escolar.
Além de ocuparem a via com cartazes, alguns galhos foram colocados na localidade para conter o trânsito. Muitos motoristas optaram por retornarem à Rodovia Amaral Peixoto para a seguirem seu trajeto. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local para conter a situação.
Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Cabo Frio informou que desde a definição do início do ano letivo de 2018 vem realizando sucessivas convocações para contratação temporária de professores e auxiliares de classe através de processos seletivos, além da convocação de aprovados no concurso de 2009. Até agora 900 docentes foram contratados e 203 empossados pelo Concurso de 2009. Nesta segunda-feira, 16, novos candidatos classificados no processo seletivo farão escolha de lotação.
Na Escola Municipal Pedro Jotha, por exemplo, restam apenas duas vagas em aberto. A Secretaria espera regularizar a situação da carência de professores com o ingresso desses profissionais.