O promotor de Justiça Vinicius Lameira Bernardo, do MPRJ, representará a Associação Brasileira de Promotores de Meio Ambiente (Abrampa) na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), que tem início nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 3 de novembro, em Cali, na Colômbia.
Integrante do Grupo Temático Temporário do Meio Ambiente do MPRJ (GTT-Ambiental/MPRJ), Vinicius Lameira atua como coordenador técnico do Núcleo de Debates sobre Mudanças Climáticas da Abrampa e estará presente nas discussões sobre biodiversidade e conservação. “Essa participação na conferência demonstra o compromisso do Ministerio Público brasileiro em desempenhar um papel ativo na formulação e execução de políticas globais para a proteção do meio ambiente e a promoção da biodiversidade, essenciais para um planeta mais equilibrado e sustentável”, ressalta Lameira.
Além de divulgar internacionalmente o papel do Ministério Público brasileiro na conservação do meio ambiente e de um sistema climático estável, Vinicius Lameira também apresentará o projeto Alerta Matopiba – destinado a combater o desmatamento ilegal na região do Matopiba (que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) – em evento oficial paralelo à COP16.
A COP16 é um fórum internacional para estabelecer agendas, compromissos e construir ações para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, buscando soluções para desafios como a crise climática, a perda de habitats naturais e a super exploração de recursos naturais. É realizada a cada dois anos e reúne representantes de mais de 190 países, além de organizações intergovernamentais, a sociedade civil e outros atores relevantes.