Pular para o conteúdo
Search

Prolagos promove oficina de elaboração curricular para jovens quilombolas

Prolagos promove oficina de elaboração curricular para jovens quilombolas. Imagem: Divulgação.

Ação em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio visa fortalecer a empregabilidade do negro no mercado de trabalho

Preparar os jovens para o mercado de trabalho, promover igualdade de acesso às vagas de emprego e criar um cadastro profissional de pessoas negras. Estes foram alguns objetivos da “Oficina de Elaboração Curricular e Comportamento para Entrevista”, realizada pela Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial. Cerca de 15 adolescentes de comunidades quilombolas e da periferia da cidade participaram do evento, na sede do executivo municipal, que cumpriu todas as medidas de prevenção da Covid-19.

A ação é uma iniciativa do “Respeito dá o Tom”, programa de igualdade racial da concessionária, que promove equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos ou pardos. “Esta é uma forma que a Prolagos encontrou para ajudar a reduzir a desigualdade racial, e consequentemente, a falta de representatividade, resultado de anos de escravidão e discriminação, sofridos pela população negra em todo Brasil” – explica Tayane Pimentel, coordenadora do programa.

A palestra foi ministrada pela coordenadora de RH da concessionária, Fernanda Lima, que ensinou aos adolescentes a forma ideal para preencher um currículo, o que não deve ser inserido no documento e como se portar no ambiente corporativo. “O currículo bem estruturado é o que vai chamar a atenção do recrutador, mas além disso, buscamos treinar habilidades e abrir os horizontes desses jovens para que eles possam construir um futuro profissional” – ressalta Fernanda.

Esta foi a primeira edição do projeto, que também será levado para outros municípios da região. Em função da Covid-19, o número de participantes foi reduzido. “Os adolescentes estão muito vulneráveis, principalmente após a pandemia, sabemos que a comunidade negra e periférica sofre com as faltas sociais, e queremos contribuir para a diminuição, principalmente com aqueles com idades de Jovem Aprendiz, que são os mais expostos a todos os tipos de violência” – pontua Carolina Conceição, coordenadora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais.

Quem participou da oficina, garante que vai aplicar o aprendizado. “Foi muito bom participar. Aprendemos muito sobre como montar o currículo, já que nossa maior dificuldade era a falta de experiências profissionais” – conclui Samira dos Santos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.