Concessionária iluminou a sede, promoveu palestra entre os colaboradores, distribuiu máscaras azuis e adesivou a frota com o laço da campanha
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente neste ano, são esperados 65.840 novos casos de câncer, muitos poderão não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social causado pela pandemia. Diante desde cenário imposto pelo novo coronavírus, as campanhas de conscientização para os cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce de doenças são ainda mais importantes. O Novembro Azul é um deles e tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
Em apoio à campanha, a Prolagos, concessionária de água e esgoto da Aegea Saneamento, desenvolveu uma série de ações ao longo do mês. A primeira foi a iluminação da sede com a cor alusiva à campanha: o tom azul, que também faz parte da identidade visual da empresa, tomou conta do prédio às margens da Rodovia Amaral Peixoto, em São Pedro da Aldeia. “A mudança de cor é uma pequena provocação para reforçar as mensagens passadas nessas campanhas. Saímos do rosa, em outubro, para o azul, em novembro. É uma medida simples, que pode servir de alerta e lembrar de marcar um médico ou exames”, comenta a coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Gabriela Negreiros.
Com uma equipe formada majoritariamente por homens, a concessionária também adotou outras medidas para impactar diretamente o público interno. A frota ganhou adesivo com o tradicional laço azul com bigode, os colaboradores de atividades externas receberam máscaras azuis e todos foram convidados a participar de uma palestra com o urologista Luis Carlos Souza. O bate-papo aconteceu no salão da sede, respeitando os protocolos de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e disponibilidade de álcool em gel.
A apresentação foi transmitida via streaming para os colaboradores que estão em home office. “Quando é feito o diagnóstico precoce do câncer de próstata, é possível chegar a 95% de cura. A demora no diagnóstico pode levar a metástase e serem fulminantes para o paciente. O PSA é um exame de sangue muito importante para o diagnóstico, mas só pega 40% a 50% dos cânceres, o toque retal faz o complemento”, esclarece o urologista.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
No Brasil, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma redução de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer em 2020.