Search
Degradê com CSS

Prolagos patrocina o livro “A Cultura da Pesca Artesanal, A Arte da Sobrevivência”

Foto2-Ricardo-Azevedo-Leandro-Coutinho-Francisco-da-Rocha-Guimarães-e-Francisco-da-Rocha-Guimarães-Neto
Foto2-Ricardo-Azevedo-Leandro-Coutinho-Francisco-da-Rocha-Guimarães-e-Francisco-da-Rocha-Guimarães-Neto

 

 Foto2-Ricardo-Azevedo-Leandro-Coutinho-Francisco-da-Rocha-Guimarães-e-Francisco-da-Rocha-Guimarães-Neto

Ricardo Azevedo, Leandro Coutinho,Francisco da Rocha, Guimarães e Francisco da Rocha Guimarães Neto

A vida da Lagoa de Araruama e a pesca artesanal praticada pelos pescadores de São Pedro da Aldeia estão documentadas no livro “A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência”. Patrocinada pela Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, a publicação documenta a história da laguna com texto de Francisco da Rocha Guimarães Neto, o Chico Pescador, e fotos de Marê Moraes. O livro é uma realização da Associação de Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória (APAAPP) e faz parte das comemorações pelos 400 anos de fundação do município aldeense.

 

Dividida em sete capítulos, a publicação mostra as características da lagoa costeira, retrata os pescadores artesanais, reforça a importância socioeconômica da lagoa e da pesca para a região, as artes da atividade, valoriza a culinária local, registra as comunidades de peixes e produção pesqueira da lagoa. O livro termina com capítulo que retrata o ordenamento pesqueiro e a recuperação ambiental que vem acontecendo, resultado dos investimentos realizados pela Prolagos.

 

“A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência” conta com texto do presidente da Prolagos, Carlos Henrique Roma Jr., que comemora a recuperação da lagoa, que registrou o retorno de espécies como tainha e perumbeba, e enumera as atividades executadas pela concessionária. “Grande parte da recuperação deste importante ecossistema se deve ao programa de saneamento desenvolvido e executado pela Prolagos, que, em seus 19 anos, já investiu mais de R$ 1,2 bilhão em saneamento. Pioneira na implantação do sistema de tratamento de esgoto na região, a concessionária conta hoje com sete estações, que evitam que 80 milhões de litros de esgoto sejam despejados diretamente no meio ambiente”.

 

Prolagos fomenta a arte e a cultura da região

O livro “A Cultura da Pesca Artesanal, a Arte da Sobrevivência” não é a primeira publicação patrocinada pela Prolagos. Incentivadora da arte e da cultura da Região dos Lagos, a concessionária já apoiou outras inciativas como #400vezescabofrio, lançado em 2016 em comemoração ao quarto centenário de fundação do município de Cabo Frio. Com curadoria do arquiteto Ivo Barreto, em parceria com o fotógrafo Junior Silgueiro, a publicação contém 264 páginas de imagens e textos inéditos de centenas de autores.

 

Também tendo a Lagoa de Araruama como foco, a empresa patrocinou o livro “Aves da Laguna Araruama – Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama”, de autoria do ambientalista e fotógrafo Antonio Angelo Trindade Marques e do biólogo Eduardo Pimenta. A publicação registra a presença e o comportamento de pássaros em ambientes às margens do maior espelho d’água hipersalino do mundo e revela o estado de revitalização desse ecossistema para o ciclo de vida de aves migratórias de diferentes regiões do planeta.

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!