“Caminho das Águas” vai ensinar a técnica de produzir filmes em stop motion, com foco no ciclo e tratamento da água
A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, abriu as inscrições, até o dia 19 de março, para o programa “Caminho das Águas”. Por meio de oficinas gratuitas, professores da educação infantil, do ensino fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos, das cidades de Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo, terão a oportunidade de aprender a técnica de produzir filmes em stop motion (método que utiliza fotos sequenciais para formar vídeos).
Curso faz parte das atividades preparadas pela concessionária para celebrar o Mês da Água. O ensino será focado no ciclo e no tratamento da água.
Serão oferecidas 160 vagas. As aulas online terão início no dia 9 de abril, com 4 horas de ensino, mas com carga horária de 48 horas. O aprendizado continua durante dois meses, para que os conhecimentos adquiridos sejam levados para os alunos.
“As novas técnicas aprendidas podem ser realizadas com o próprio celular. Para facilitar ainda mais o aprendizado, no site do programa, os professores poderão conhecer todos os experimentos e materiais didáticos que irão auxiliá-los a produzir os curtas” – diz Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social.
O Caminho das Águas, desenvolvido pela Zureta Filmes faz parte do programa de responsabilidade social do grupo Aegea e acontecerá em outras 27 cidades e 11 estados. Após a oficina, os educadores produzirão um curta em stop motion, juntamente com os estudantes.
Uma votação popular será aberta pelo site do projeto e o filme mais votado no estado, irá premiar a escola com um projetor, o professor com um tablet e os alunos com uma experiência cultural. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.
“Apoiar a educação é investir no desenvolvimento social. É uma forma de despertar no educador, a consciência do seu papel dentro e fora da sala de aula, promovendo mais chances de impactar positivamente no contexto escolar”, pontua o diretor-presidente da Prolagos, Sérgio Braga.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.ocaminhodasaguas.com