Pular para o conteúdo
Search

Processo traz maior segurança operacional e ambiental

Manter a água limpa e desinfetada até chegar aos imóveis. Essa é a função do cloro, que elimina agentes patogênicos, como vírus e bactérias. Esse produto é utilizado pela Prolagos na Estação de Tratamento de Água (ETA) em São Vicente, Araruama. Para aumentar a eficiência do tratamento, a concessionária implantou um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro gás, o que representa maior segurança operacional e ambiental.

O novo método utiliza como matéria prima um item característico produzido na Região dos Lagos: o sal de cozinha. “O processo funciona de maneira simples utilizando sal de cozinha, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto”, comenta Rogério Marins, coordenador de Operações na ETA.

O sistema traz também como vantagem a estabilidade do nível de cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em todo o sistema de distribuição de água. “O equipamento veio para reforçar a eficiência da etapa da desinfecção, quando asseguramos que a água fornecida não contém microrganismos. Esta é uma importante aquisição da empresa, que não mede esforços para melhorar cada vez mais os serviços e a segurança de suas equipes”, comenta José Vicente Marino, gerente de Operações da Prolagos.

A implantação do gerador faz parte do Programa de Melhoria Continua da concessionária, com foco na eficiência da operação. Outas iniciativas também estão sendo adotadas como a implantação de estações de bombeamento (booster) para aumentar a pressão nas redes, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. Esses investimentos irão resultar na melhor qualidade da água tratada distribuída para aproximadamente 420 mil pessoas dos cinco municípios atendimentos na baixa estação e chega a mais de 1,2 milhão na alta temporada.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.