Pular para o conteúdo
Search

Prolagos inicia programa de educação ambiental e geração de renda em Búzios

Projeto prepara guias turísticos com foco no desenvolvimento sustentável do Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios. Imagem: Prolagos | Divulgação

“A Natureza da Educação para o Mangue” prepara guias turísticos com foco no desenvolvimento sustentável do Mangue de Pedra

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, iniciou nesta semana, um programa gratuito de formação de guias turísticos, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Armação dos Búzios. O programa “A Natureza da Educação para o Mangue” segue até o dia 5 de maio, com aulas presenciais, respeitando todas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19.

Os encontros serão realizados de segunda a sexta-feira, no Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI), com formação 30 horas de duração, divididas em 3 horas por dia, durante duas semanas.

“Essa é uma oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho, aprendendo sobre a história da comunidade e valorizando o local onde vivem. Eles também poderão ser multiplicadores do aprendizado, ajudando a capacitar outras pessoas” – falou Angélica Braz, assistente de Projetos Sociais da Prolagos.

Ao todo, 20 jovens estão participando do curso. Para a composição do programa, a região do Mangue de Pedra, na Rasa, foi mapeada para a elaboração de um roteiro com conteúdo turístico, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração, o Mangue de Pedra.

“É uma grande oportunidade e impulso à cultura local, incentivando os jovens a se interessarem pela história. Também é um incentivo para ingressarmos na carreira de trabalho, abrindo novos horizontes para nos profissionalizarmos” – disse o aluno, Marcos Paulo.

O projeto “A Natureza da Educação para o Mangue” é um dos três subprogramas do projeto Impulso, lançado de forma virtual no dia 23 de março pela Prolagos e que também acontece nas cidades de Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

“Essa é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável, envolvendo desde uma estrutura de governança local, até o fortalecimento dos indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, resgatando e preservando sua história, cultura e apoiando o desenvolvimento turístico das cidades” – afirmou o presidente da Prolagos, Sérgio Braga.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.