A Prolagos iniciou, nesta sexta-feira (31), uma operação de fiscalização ambiental em São Pedro da Aldeia, com foco no descarte irregular de esgoto na Lagoa de Araruama. A ação começou pelas localidades do Camerum, Porto D’Aldeia e bairro Fluminense e visa avaliar a regularidade dos sistemas de esgotamento sanitário de residências e comércios.
Durante a vistoria, foram encontrados três imóveis à beira da laguna com fossas na faixa marginal de proteção, o que pode contaminar o lençol freático e comprometer a qualidade da lagoa. A fiscalização continuará nos próximos dias em outros bairros de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
Monitoramento ambiental e investimentos
Além da fiscalização, a concessionária acompanhou a Câmara Técnica de Pesca do Comitê de Bacias Lagos São João para inspecionar sistemas de drenagem e esgotamento sanitário em bairros de Cabo Frio, como Campo Redondo, São João, Mossoró e Palmeiras, incluindo o Canal Palmer.
A Prolagos também tem buscado parcerias com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, INEA e secretarias municipais de Meio Ambiente para aprimorar o saneamento na região. Entre as medidas adotadas está a orientação às prefeituras para condicionar licenças de obras à viabilidade da rede de esgoto.
Expansão da infraestrutura de esgoto
Para acompanhar o crescimento populacional e reduzir o despejo irregular, a concessionária está ampliando o cinturão coletor no Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia, com 12 pontos de captação e 1,3 km de extensão, garantindo que o esgoto coletado seja tratado corretamente. Além disso, a ampliação das estações de tratamento de esgoto em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo está em andamento, junto à implantação de 26 km de novos cinturões ao redor da Lagoa de Araruama, que se somam aos 38 km já existentes.
A Prolagos reforça o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população.